Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Antártida

18/05/2015 · 03:16 · atualizado em 18/05/2015
Plataforma de gelo Larsen B está em processo acelerado de desintegração.

Cinco anos. Este é o prazo dado pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) para que a grandiosa plataforma de gelo Larsen B dissolva integralmente. De acordo com um estudo divulgado pela agência do governo norte-americano, a plataforma está em processo acelerado de desintegração.

A Larsen B compõe um grupo de três plataformas de gelo, denominadas Larsen A, B e C, que se estendem de norte para sul, na Península da Antártida. Em 1995, a Larsen A fragmentou-se totalmente, restando as plataformas B e C, esta, a maior delas. Anos depois, em 2002, parte da B ruiu, sobrando apenas a área que está ameaçada de derreter.

A Larsen B tem em média 10 mil anos e, nos últimos anos sofre com a constante perda de superfície. Afirma-se que a plataforma tinha aproximadamente 3200 quilômetros quadrados de território e, atualmente, restam 1600, segundo a NASA.

A NASA e outras universidades internacionais, entre elas Universidade de Aveiro de Portugal,  desenvolveram estudos para identificar quais são as principais causas deste derretimento. Ambos os grupos de pesquisadores concluíram que estes fenômenos estão associados às mudanças climáticas.

Para Caroline Lavoie, pesquisadora da Universidade portuguesa, os resultados das investigações apontam para a “ideia de que o aquecimento da superfície do gelo  e os seus efeitos posteriores, tais como o desenvolvimento de lagoas de fusão e fendas ou fissuras na superfície do gelo, permitem que a água mais quente se possa infiltrar para dentro do gelo para causar tal colapso.”

Eric Rignot, representante da NASA, ressaltou que “esse estudo das geleiras da Península Antártica fornece indícios sobre a forma como as plataformas de gelo mais ao sul, que possuem muito mais terra gelada, vão reagir a um clima mais quente.”

A Larsen B tem em média 10 mil anos e, nos últimos anos sofre com a constante perda de superfície.

Relembrando... Antártida

As plataformas de gelo são placas grossas que são alimentadas por glaciares e flutuam no oceano em torno da Antártida. As temperaturas na Antártida são baixíssimas e por isso, o lugar é conhecido como o continente gelado ou deserto polar.

O continente está situado no Polo Sul do planeta e cercado pelos oceanos Pacífico e Atlântico. Seu território permanece 98% congelado durante o ano e no inverno sua extensão apresenta um aumento de até mil quilômetros de largura devido ao gelo.

A diversidade biológica da região é grande, abrigando espécies de pinguins, focas, lobos-marinhos, elefantes-marinhos, entre outros. Por causa do solo congelado, a vegetação da Antártida é simples, com a presença de algas, fungos, musgos e dos vegetais superiores angiospermas e gramíneas.

Tratado da Antártida

O Tratado da Antártida entrou em vigor em 1961 e está vigente até hoje. Este acordo possui atualmente 50 países-membros, entre eles Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Chile e Japão, e tem como finalidade preservar o continente de quaisquer atividades militares, abrindo-o apenas para atividades de pesquisa. O tratado proibiu testes com armas, inclusive as nucleares.

Antártida ou Antártica?

Essa dúvida é bastante comum, deixando em dúvida muitas pessoas. Mas, fique tranquilo! Tanto Antártida ou Antártica estão corretas. O nome Antártida está em documentos oficiais, entre eles o Tratado da Antártida. No entanto, quem usa Antártica parte da origem da palavra grega antarktikos, que significa oposto ao Ártico.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.