Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Castelos

13/04/2015
Construções continuam encantando quem gosta de história e arquitetura.

Os castelos e palácios sempre foram sinônimos de luxo e autoridade. Atualmente, estes tipos de residência não são nada comuns entre as classes mais altas da sociedade, no entanto, as antigas construções continuam encantando quem gosta de história e arquitetura.

Os castelos na Idade Média

A Idade Média foi o período em que os castelos e palácios ganharam destaque. Os castelos guardavam os exércitos e eram uma espécie de quartel que monitorava o território. Inicialmente, eram uma mistura de cidade fortificada, com vilarejos e comércio, entretanto, com o passar do tempo passaram a ser residências da família real. Durante a transição para a Idade Moderna, os castelos se tornaram apenas residências para os nobres.

Afirma-se que os primeiros castelos tiveram origem nas cidades de Babilônia, Jericó, Micenas e Troia. Na estrutura comum aos castelos há o fosso, ponte levadiça e muros e torres internas e externas, por exemplo. Por dentro, existem os pátios, capelas, jardins, masmorras e os aposentos da família real.   

Castelos mais visitados

A rede americana CNN listou os castelos mais visitados por turistas do mundo, entre eles a Cidade Proibida, em Pequim, e o Palácio de Topkap localizado em Istambul.

Afirma-se que os primeiros castelos tiveram origem nas cidades de Babilônia, Jericó, Micenas e Troia.

- A Cidade Proibida fica no centro antigo de Pequim. O tradicional ponto turístico foi moradia, por quase cinco séculos, dos imperadores chineses e seu pessoal doméstico.  Em 1925, a cidade foi transformada em Museu do Palácio e recebe anualmente 15 milhões de visitantes.

- O Louvre é um dos castelos mais famosos da Europa. Arquitetado entre 1852 e 1857, durante o reinado de Napoleão III, o grandioso prédio foi residência de reis e imperadores franceses. Hoje, o Castelo do Louvre é um museu, recebendo 9 milhões de visitantes.  

- A pitoresca cidade de Bangkok, na Tailândia, tem um dos palácios mais visitados do mundo. O Grande Palácio Real recebe em média 8 milhões de visitantes por ano. Toda a estrutura deste castelo, formada por prédios, pavilhões e jardins, foi residência de líderes tailandeses nos anos de anos de 1782 até 1925.

- O Palácio de Versalhes foi construído no final do século XVII, por Louis XIV, na França. Tornou-se símbolo do absolutismo e inspirou a construção de outros castelos da época. Ele é o castelo francês que mais recebe visitas anualmente.

- O Palácio de Topkap, em Istambul, recebe inúmeros visitantes por ano. O palácio de Topkap, que significa porta do canhão, foi residência do sultão e membros da administração durante o Império Otomano.

Castelos brasileiros

Os castelos não são exclusividade dos países europeus e asiáticos. O palacete da Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, foi construído por ordens Dom Pedro II e está localizado em um ponto de destaque na Baía de Guanabara. Os grandiosos salões do palacete receberam o último baile do império, no dia 9 de novembro de 1889.

Além de todo luxo e excentricidade, o baile também foi cenário de articulações políticas que discutiam a perda de prestígio do imperador, o fim da monarquia e o apoio à república. Depois de seis dias do baile, em 15 de Novembro de 1889, a república foi proclamada, dando início a uma nova era política no Brasil.

Outros castelos localizados no Brasil: Castelo de Engady – Caicó (RN), Castelo de Pedras Altas – Pedras Altas (RS) e Castelo São João – Recife (PE).

O castelo de Troia

A narrativa da guerra de Troia é um dos fatos que mais descrevem a importância dos castelos na história. Os pesquisadores confirmam que o conflito realmente aconteceu e não é uma lenda da mitologia, apesar de ser considerada uma guerra entre homens, deuses e deusas.

Os conflitos protagonizados entre os gregos e troianos começou por causa do rapto da princesa espartana Helena, por Paris, filho do rei Príamo de Troia. Os gregos, também motivados pela ambição e riqueza, cercaram a cidade de Troia por cerca de 10 anos até conseguirem entrar escondidos no castelo dentro de um cavalo de madeira, que foi dado como presente de paz. Os gregos destruíram todo o castelo e dominaram o território troiano.

Percebeu como a história dos castelos é interessante? Por isso, não fique achando que eles são apenas ilustrações do mundo das ficções. Os castelos são estruturas verdadeiras que contam uma importante parte da história política e social da humanidade.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.