Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Saúde

02/02/2015 · 09:18 · atualizado em 02/02/2015
Câncer de pele é mais comum em quem dirige todos os dias.

Em tempo de volta às aulas o trânsito parece enlouquecer... São quilômetros de engarrafamento, falta de vagas para estacionar e uma grande confusão provocada por carros, vans e veículos de transporte escolar. Muitos pais iniciam suas atividades diárias levando seus filhos de carro até a escola, depois seguem para o trabalho. Desta forma, a maioria não se dá conta dos cuidados que deve tomar quando está se preparando para iniciar o dia.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Saint Louis, em Missouri nos EUA, apontou o câncer de pele como o grande vilão dos motoristas. O estudo revelou que pessoas que dirigem cerca de 10 horas semanais ou mais, durante muitos anos, têm grandes chances de contrair a doença. O estudo apontou ainda que cerca de 53% dos casos ocorrem no lado do corpo que é mais exposto ao sol.

Hábitos que não ajudam

Uma maioria absoluta da população costuma dirigir sem os cuidados necessários exigidos pelo código Nacional de Trânsito, sejam eles relacionados ao uso do cinto de segurança, limites de velocidade, ou consumo de bebida alcoólica. Uma outra norma que não é obedecida é o fato das pessoas viajarem com algum dos braços ou qualquer parte do corpo do lado de fora do veículo.

É justamente através desse hábito que a pele sofre exposição ao sol e fica mais vulnerável ao desenvolvimento de câncer. Mão, braço, pescoço e rosto são as partes que costumam ficar mais desprotegidas durante a viagem ou o trajeto percorrido pelo motorista, o que faz aumentar as chances de lesões.

O câncer de pele é um tumor formado por células que sofreram transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido.

Muitas horas ao volante

Dirigida por Scott Fosko, a primeira parte da pesquisa revelou que entre os 898 pacientes analisados, 53% desenvolveram a doença no lado esquerdo, entre eles 64% homens e 36% mulheres. Na segunda etapa do estudo, Fosko conseguiu identificar que pessoas com menos de 70 anos de idade que desenvolveram o câncer no lado esquerdo do corpo, dirigiram cerca de 10 por dias ao longo de 41 anos.

A pesquisa revelou também que no caso das mulheres, o câncer se desenvolveu no lado direito, pelo fato delas viajarem muito mais ao lado do carona. Aqui no Brasil, o número de câncer de pele do lado esquerdo em pessoas que dirigem é alto. Especialistas afirmam que as pessoas que mais sofrem com a doença são taxistas,  caminhoneiros e motoboys, que em muitos casos, fazem viagens extensas.

Câncer de pele

O câncer de pele é um tumor formado por células que sofreram transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido.

Pessoas de pele mais clara se “queimam” mais rapidamente

A queratina, existente na pele, é uma proteína fibrosa que absorve 60% dos raios UVB e 20% dos raios UVA. Em paralelo, acontece um estímulo para a produção de melanina, que tem como resultado visual o chamado bronzeamento. As pessoas de pele clara possuem menos melanina na pele, sendo assim, a exposição ao sol não proporciona o bronzeamento e, sim, a queima da mesma.

Os raios ultravioletas ocorrem com maior incidência por volta do meio-dia, por isso recomenda-se evitar a exposição ao sol entre 10h e 15h. Além desse cuidado, deve-se usar protetores solares, óculos escuros, bonés e chapéus. Qualquer alteração na coloração ou sangramento de sinais na pele, procurar um médico.

O que fazer para se proteger

O verão está aí, e os engarrafamentos também, por isso não há nada melhor do que se prevenir contra os males que eles podem causar. É difícil para quem não tem ar condicionado no carro viajar com os vidros fechados. Se esse for o seu caso, use o protetor solar antes de sair de casa. O protetor solar é uma medida preventiva contra qualquer tipo de câncer ou doença de pele. Caso não seja necessário abrir os vidros, tente colocar um filme preto para inibir a passagem dos raios solares.

Outra medida é nunca andar com nenhum de seus membros para o lado de fora do carro, pois além de perigoso é proibido pelo código de Trânsito. E em época de volta às aulas, lembre-se: não se estresse. Procure sair de casa mais cedo e se não puder, relaxe.

Saiba mais

> Câncer

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.