Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Sono

12/12/2014 · 09:59 · atualizado em 12/12/2014
Pesquisas afirmam que dormir bem traz felicidade.

Dormir é bom e necessário. Poucas pessoas discordam desta afirmativa, uma vez que com a intensa correria do dia a dia o descanso está virando uma prática bastante rara. São tantas as tarefas diárias que as pessoas dormem cada vez mais tarde e acordam muito mais cedo.  Mas você sabia que dormir cedo está associado ao sentimento de felicidade?

Um estudo realizado por pesquisadores da Binghamton University, em Nova Iorque, identificou que o tempo de sono está diretamente ligado ao grau de preocupação. Para chegar a este resultado, foram convidados 100 jovens adultos que responderam a um questionário e  tiveram suas rotinas de sono analisadas.  

A investigação concluiu que as pessoas que dormem tarde são mais preocupadas e pensam pouco em coisas felizes. Para Meredith Coles, uma das autoras da pesquisa, “estudar a relação entre dormir e a psicopatologia de maneira focada no sono já se mostrou, clinicamente, eficaz: os sintomas têm reduzido”.

A investigação concluiu que as pessoas que dormem tarde são mais preocupadas.

A pesquisadora brasileira Margareth Guimarães Lima, da Universidade de Campinas, também estudou a relação do sono com a felicidade.  Em seus artigos ela revelou que “o sono de boa qualidade e em quantidade adequada, além de atuar na restauração diária, melhora o humor e pode prevenir acidentes em decorrência de ser benéfico para a memória e a concentração."

Filosofia e felicidade

O conceito de felicidade é muito individual, apesar da sociedade contemporânea fundamentá-lo nas dimensões da saúde, dinheiro e amor.  De acordo com a Filosofia, a referência mais antiga de felicidade surge com Tales de Mileto, na Grécia Antiga. Um fragmento do texto de Tales afirma que “ser feliz é ter corpo forte e são, boa sorte e alma formada.”

Por outro lado, Sócrates descreveu felicidade como “algo que vem da alma” e não do corpo, isto é, a felicidade se estrutura pelo bem da alma, por meio da conduta justa e virtuosa. Já, Kant, filósofo da era moderna, analisou a felicidade de forma bastante específica ao revelar que ela não é a causa da moralidade e sim, mais uma de suas consequências.

Relembrando: etapas do sono

Cada fase dura aproximadamente 100 minutos, perpassando pela leve sonolência, relaxamento dos músculos, queda da temperatura corporal até chegar ao descanso profundo com a baixa atividade neurológica. Vale lembrar que o tempo do sono é diferente em cada indivíduo, mas, no Brasil é comum que as pessoas adultas durmam entre 6 e 8 horas por noite.

Os dados das pesquisas dos Estados Unidos e do Brasil são interessantes e precisam ser levados em consideração, de acordo com o contexto. Por isso, faça uma análise do seu dia e verifique se você precisa e pode dormir melhor. A qualidade do sono reflete diretamente na sua saúde e capacidade de concentração. Avalie!

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.