Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que lançar moedas em cachoeiras, rios e lagos é um problema?

Algumas pessoas têm o costume de jogar uma moedinha em cachoeiras, rios ou lagos para fazer um pedido especial ou para pedir sorte. Mas você sabia que esse gesto contribui para, a longo prazo, contaminar as águas?

Isso mesmo! As moedinhas lançadas são feitas de metais e com o passar do tempo e o contato com a água ocorre a corrosão, liberando metais pesados para a água. Estando disponíveis na água esses metais podem se acumular nos organismos vivos (peixes, algas, entre outros), num processo chamado de bioacumulação. Além disso, esses metais pesados que se acumulam no organismo passam de um organismo para o outro ao longo da cadeia alimentar, fazendo com que os organismos que estão no topo da cadeia alimentar tenham maiores concentrações dessas substâncias do que suas presas, num processo conhecido como magnificação trófica.

Além disso, é importante ressaltar que muitas vezes alguns animais confundem essas moedinhas com “presas” e acabam por ingeri-las, o que pode causar sua morte.

Portanto, não jogue moedas em rios, cachoeiras, ou no mar, ok?

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.