Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

29

Dezembro

30

Dezembro

31

Dezembro

01

Janeiro

02

Janeiro

03

Janeiro

04

Janeiro
1/1/1863
Abraham Lincoln assina a Proclamação de Emancipação e declara a libertação dos escravos

A Proclamação de Emancipação foi assinada no dia 1 de janeiro de 1863, pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln. Entre outras coisas, a Proclamação assegurava a liberdade a todos os escravos dos estados confederados ainda em rebelião, abrindo caminho para a abolição da escravidão em todo o país.

Saiba mais
1/1/1949
Confraternização Universal

No primeiro dia do ano comemora-se o Dia da Confraternização Mundial ou Dia Mundial da Paz. Esta data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para promover a fraternidade universal, convidando todas as nações e povos ao diálogo e à paz.

Saiba mais
1/1/1994
O Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) entra em vigor

O NAFTA - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio - foi assinado por EUA, México e Canadá no dia 17 de dezembro de 1993. Entre os objetivos do acordo estão o fim das barreiras alfandegárias e a redução dos custos comerciais entre os países-membros.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/1/1999
Instituição do Euro

O euro é a moeda única de 12 dos 25 países da União Européia. O euro é o sucessor do ECU, Unidade Monetária Européia. A moeda foi introduzida oficialmente no dia 1 de janeiro de 1999, quando deixaram de existir como sistemas independentes as moedas dos 11 países da União que adotaram o plano de moeda única, a denominada zona euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.

Saiba mais
2/1/1959
Fidel proclama o triunfo da Revolução Cubana

Em 1º de janeiro de 1959, o Movimento 26 de Julho derrotou, em Cuba, , o regime de Fulgencio Batista, que fugiu para a República Dominicana.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/1/1961
Os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com Cuba.

Em 03 de janeiro de 1961, o presidente norte-americano Dwight Eisenhower declarou o rompimento das relações diplomáticas com Cuba. A exigência do líder cubano, Fidel Castro, de que os Estados Unidos reduzissem o número de funcionários diplomáticos ao nível dos cubanos em serviço na capital estadunidense foi considerado como mais uma afronta ao país e se tornou o estopim para o corte entre as relações. Ao receber a notícia, Fidel declarou estado de alerta para a população.

Saiba mais
4/1/1809
Nasce Louis Braille, inventor do sistema de leitura para cegos

Louis Braille (1809 - 1852) foi um professor francês famoso pela invenção do sistema de leitura para cegos que leva seu nome. Nasceu em Coupvray, perto de Paris, em 4 de janeiro de 1809.

Saiba mais
4/1/1951
Norte-coreanos e as forças comunistas chinesas capturam Seul.

A Guerra da Coreia foi um conflito entre forças comunistas e não-comunistas, entre 1950-1953. Ao final da II Guerra Mundial, a Coreia foi dividida, pelo paralelo 38, em zonas ocupadas pela União Soviética (Coreia do Norte) e pelos Estados Unidos (Coreia do Sul) e em 1948 foram estabelecidos dois governos rivais: A República da Coreia ao Sul e a República Democrática da Coreia do Norte.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/1/1869
Entrada triunfal dos brasileiros em Assunção sob o comando de Caxias

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.

Saiba mais
Dia de Reis

No dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, data em que os três Reis Magos chegaram a Belém trazendo seus presentes (ouro, incenso e mirra) para o Menino Jesus.

Saiba mais
7/1/1714
A máquina de escrever é patenteada

A primeira tentativa de se produzir uma máquina de escrever foi realizada pelo inventor Henry Mill, que conseguiu uma patente concedida pela rainha Ana Stuart, da Grã-Bretanha, em 1714.

Saiba mais
8/1/1642
Morre Galileu Galilei

Galileu Galilei, físico e matemático italiano, foi um importante cientista do século XVI. Suas descobertas incluem a frequência constante dos pêndulos independentemente de sua amplitude, a balança hidrostática e a teoria heliocêntrica. Esta última de grande repercussão, principalmente junto à Igreja Católica, que a considerou heresia.

Saiba mais
8/1/1959
Caravana de Fidel Castro entra em Havana

Dias após o triunfo da Revolução Cubana sobre o ditador Fulgêncio Batista, que fugiu para o exílio, o líder da Coluna revolucionária, Fidel Castro, entra na capital de Cuba, Havana, acompanhado por sua tropa.

Saiba mais
9/1/1822
Dia do Fico

9 de janeiro ficou conhecido como Dia do Fico porque nessa data o então príncipe regente do Brasil, D. Pedro, decidiu permanecer aqui, contrariando as ordens da Coroa portuguesa para que regressasse a Portugal.

Saiba mais
10/1/1920
O Tratado de Versalhes entra em vigor

O Tratado de Versalhes foi firmado no dia 28 de junho de 1919 entre os países Aliados e a Alemanha no Salão dos Espelhos do Palácio de Versalhes, pondo fim à Primeira Guerra Mundial, e entrou em vigor um ano depois.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
10/1/1920
Dissolução da Liga das Nações

Liga das Nações, organização internacional, estabelecida pelos tratados de paz que acabaram com a Primeira Guerra Mundial. O objetivo da organização era a promoção da paz e da segurança internacionais.

Saiba mais
10/1/1946
Primeira Assembleia Geral das Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas foi estabelecida imediatamente após a Segunda Guerra Mundial e substituiu a Liga das Nações.

Saiba mais
11/1/1913
Proclamação da independência do Tibete

Conquistado no século XIII pelos mongóis, o Tibete foi ocupado pelos chineses em 1720, época da dinastia Ching. Com a queda desta, em 1912, os chineses foram expulsos e a região ganhou autonomia.

Saiba mais
11/1/1922
Insulina é aplicada pela primeira vez em seres humanos

Descoberta pelo médico Frederick Grant Banting e pelo bioquímico Charles Herbert Best em 1921, no Canadá, a insulina produzida em laboratório revolucionou o tratamento de Diabetes e rendeu aos seus descobridores o Prêmio Nobel de Fisiologia. A doença, que é causada pela deficiência do pâncreas em produzir o hormônio que leva a gordura até as células, era, até então, considerada uma “sentença de morte”. Não era possível controlar os sintomas pois suas causas não eram localizadas.

Saiba mais
11/1/2014
Morre Ariel Sharon, político e militar israelense

Ariel Scheinerman, conhecido popularmente como Ariel Sharon, foi um militar israelense e político de extrema direita. Em 1950, Sharon comandou operações militares contra tropas do Egito na Faixa de Gaza.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
12/1/1976
Morre Agatha Christie, escritora britânica

Agatha Mary Clarissa Miller Christie (15/09/1890 – 12/01/1976) foi uma escritora britânica de grande sucesso, a mais conhecida internacionalmente e mais vendida em todos os gêneros, à exceção de William Shakespeare.

Saiba mais
12/1/1991
Com o Congresso dividido, Bush recebe o aval para a Guerra do Golfo

Em 12 de janeiro de 1991, o Congresso dos Estados Unidos autoriza o presidente americano George Bush a atacar o Iraque na Guerra do Golfo depois da invasão ao Kuwait.

Saiba mais
12/1/2010
Haiti sofre um terremoto catastrófico

Em 12 de janeiro de 2010, o Haiti, país mais pobre da América Latina, foi assolado por um terremoto catastrófico. O tremor teve epicentro na península de Tiburon, a 10 km de profundidade e a 22 km da capital, alcançando a magnitude de 7,0 graus na escala Richter. Estima-se que o abalo afetou cerca de três milhões de pessoas e vitimou cerca de 250 mil. Além do Haiti, o sismo foi sentido em menor intensidade em vários países vizinhos, como Cuba, Jamaica, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/1/1825
Morre Frei Caneca, um dos líderes da Confederação do Equador

Nascido em agosto de 1779, o pernambucano Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, popularmente conhecido como Frei Caneca, sempre esteve envolvido com a política. Uma de suas principais atuações nessa área aconteceu em 1817, quando participou da Revolução Pernambucana. O engajamento lhe rendeu quatro anos de detenção em Salvador, na Bahia, mas apesar disso, ele não desistiu de lutar por seus ideais.

Saiba mais
13/1/1941
Morre o escritor James Joyce

James Joyce (1882-1941), escritor irlandês. Talvez o mais influente e significativo romancista do século XX. Joyce era um mestre da Língua Inglesa e explorava todos os seus recursos.

Saiba mais
14/1/1876
Graham Bell patenteia o telefone

Sabe-se que o verdadeiro inventor do aparelho telefônico foi o italiano Antonio Santi Giuseppe Meucci. No entanto, este foi patenteado pelo cientista escocês Alexander Graham Bell, em janeiro de 1876.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
14/1/1898
Morre o escritor Lewis Carroll

Lewis Carroll (1832-1898), matemático, fotógrafo e romancista britânico. Em 1865, publicou o livro "Alice no país das maravilhas", que foi um grande sucesso de vendas e recebeu elogios da crítica. A peculiar combinação de fantasia, absurdo, lógica e matemática fez com que a obra se transformasse em um clássico da literatura infantil.

Saiba mais
14/1/1953
Tito torna-se o primeiro presidente da República da Iugoslávia

Josip Broz Tito foi um militar croata que se tornou uma figura relevante durante a Guerra Fria. Tito foi uma pessoa controversa, uma vez que foi considerado um ditador cruel por alguns e por outros foi admirado pela luta contra os nazistas.

Saiba mais
14/1/2011
Queda de Zine El Abidine Ben Ali na Tunísia após onda de protestos

Em 14 de janeiro de 2011, pela primeira vez na história um líder árabe foi deposto por uma onda de protestos populares: Zine El Abidine Bem Ali, presidente da Tunísia, renunciou ao poder, após 23 anos de comando. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
15/1/1559
Elizabeth I é coroada rainha da Inglaterra

Filha do rei Henrique VIII com sua segunda mulher, Ana Bolena, Elizabeth I nasceu na cidade de Greenwich e passou toda a infância fora de Londres, estudando línguas, música e dança.

Saiba mais
15/1/1919
Morre Rosa Luxemburgo, filósofa marxista e revolucionária

Rosa Luxemburgo foi uma das maiores filósofas de orientação marxista e revolucionárias da história do comunismo. Polonesa, nascida em 5 de março de 1871, envolveu-se desde muito jovem em atividades estudantis, lutando contra o sistema repressivo então vigente nos colégios da Polônia.

Saiba mais
15/1/1973
EUA encerram ações militares contra o Vietnã do Norte

A Guerra do Vietnã foi um dos piores conflitos armados do século XX e consistiu no conflito ideológico entre os guerrilheiros comunistas do Vietnã do Sul, os vietcongues, apoiado pelos governo vietnamita do norte, contra o governo da parte sul, que recebeu o apoio dos Estados Unidos.

Saiba mais
15/1/1985
Tancredo Neves é eleito pelo Colégio Eleitoral, em eleição indireta.

Após a derrota da Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que visava à implantação de eleições diretas para a presidência da república, em 1984, Tancredo Neves foi o escolhido para representar a coligação dos partidos de oposição que formava a Aliança Democrática.

Saiba mais
15/1/1989
Maílson da Nóbrega lança o Plano Verão

Em 15 de janeiro de 1989, o Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega lançava o então chamado Plano Verão. O novo plano econômico gerou a criação de uma nova moeda no país: o Cruzado Novo.

Saiba mais
15/1/1992
Comunidade Europeia reconhece a Croácia e a Eslovênia como Estados separados

15/1/2006
Michelle Bachelet é eleita a primeira mulher presidente do Chile

A médica pediatra e epidemiologista, Michelle Bachelet, foi a primeira mulher eleita presidente do Chile. Filha da arqueóloga Ángela Jeria e de Alberto Bachelet, general de brigada da Força Aérea, Michelle se associou à Juventude Socialista durante os anos 70, enquanto ainda estudava medicina.

Saiba mais
16/1/1547
Ivan, o terrível é coroado como o primeiro czar da Rússia

Ivan IV ou Ivan, o Terrível (1530-1584), grão-duque de Moscou, o primeiro governante russo a assumir formalmente o título de czar.

Saiba mais
17/1/1943
II Guerra: Iraque é o primeiro país islâmico a declarar guerra aos alemães

Em setembro de 1939, ainda no início da Segunda Guerra Mundial, o Iraque rompeu as relações diplomáticas com a Alemanha, seguindo as determinações de um tratado de aliança com os britânicos. Até então, os iraquianos eram pró-britânicos, entretanto, em março de 1940, o governo foi assumido por Rashid Ali al-Gailani, um nacionalista radical que se opunha à cooperação com a Inglaterra.

Saiba mais
17/1/1973
Morre Tarsila do Amaral, pintora modernista brasileira

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 no interior de São Paulo. Onde passou a infância e a adolescência nas fazendas herdadas do avô empreendedor pela família. Estuda em São Paulo no Colégio Sion e completa seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
18/1/1535
Fundação de Lima, capital do Peru

A cidade de Lima, no Peru, foi fundada pelo explorador espanhol Francisco Pizarro, em 18 de janeiro do ano de 1535. Inicialmente, a atual capital peruana era chamada de Ciudad de Los Reyes, ou seja, Cidade dos Reis.

Saiba mais
18/1/1919
Começa a Conferência de Paz de Paris

A Conferência de Paz de Paris foi a reunião realizada a partir do dia 18 de janeiro, em 1919. O objetivo central deste encontro era acordar as condições de paz com os países do eixo, entre eles Grã-Bretanha, França e Estados Unidos.

Saiba mais
19/1/1809
Nasce Edgar Allan Poe, escritor americano

Edgar Allan Poe nasceu na cidade de Boston, nos Estados Unidos,  em 19 de janeiro de 1809. Poe era o segundo filho do casal de atores David Poe e Elizabeth Arnold, mas ficou órfão ainda pequeno, sendo adotado por uma família rica do estado de Virgínia.

Saiba mais
19/1/1966
Indira Gandhi é eleita primeira ministra da Índia.

Indira Gandhi foi a primeira mulher a se tornar chefe de governo na Índia, em 1966. Anteriomente, trabalhou como assessora na gestão do seu pai Jawaharlal Nehru, famoso estadista indiano, e depois como ministra da informação no governo de Shri Lal Bahadur Shastri.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
20/1/1567
Expulsão dos franceses do Rio de Janeiro

A supremacia ibérica na corrida colonial desagradou muitas nações europeias que estavam carentes de colônias e se empenhavam na invasão e ocupação das Américas portuguesa e espanhola. Foi o caso dos franceses, que se fixaram na região da Baía de Guanabara em 1555, com o intuito de criar a França Antártica. A escassa defesa do território colonial português facilitou o estabelecimento dos estrangeiros, que ali permaneceram por doze anos.

Saiba mais
20/1/1920
Termina a Conferência de Paz de Paris

A Conferência de Paz de Paris contou com a presença de representantes de 32 países (aliados ou neutros), tendo sido politicamente dominada pelos três grandes vencedores da Primeira Guerra Mundial: EUA, Reino Unido e França. Os países vencidos, assim como a Rússia comunista, não participaram das negociações.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
21/1/1793
Luis XVI é guilhotinado

Após a radicalização da Revolução Francesa, com a proclamação da República e a dominação da Assembleia Nacional Constituinte pelos Jacobinos, em 1792, o Rei da França, Luís XVI, foi preso e condenado à morte, sendo guilhotinado no ano seguinte. O antigo monarca foi julgado pela Assembleia Convenção Nacional e acusado de traição por suas negociações com os invasores estrangeiros.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
21/1/1924
Morte de Lênin

Vladimir Ilyich Lênin foi um dos principais personagens da Revolução Russa, em 1917. Lênin estudou direito e, posteriomente, analisou os problemas econômicos da Rússia. Suas ideologias eram fundamentadas nos escritos de Engels e Marx.

Saiba mais
21/1/1939
Descoberto na Bahia o primeiro poço de petróleo comercializável no Brasil

A busca por petróleo em terras brasileiras começou em 1864, mas produziu efeitos somente em 1897 quando o fazendeiro Eugênio Ferreira de Camargo perfurou, na região de Bofete, em São Paulo, o primeiro poço de petróleo brasileiro. Este, porém, só produziu dois barris e não pode ser explorado comercialmente.

Saiba mais
22/1/1532
Fundada a vila de São Vicente, a primeira do Brasil

Situada na parte oeste da ilha de São Vicente, no atual estado de São Paulo, a vila foi fundada pelo fidalgo português Martim Afonso de Sousa.

Saiba mais
22/1/1775
Nasce André Marie Ampère

André-Marie Ampère nasceu em Poleymieux-au-Mont-d'Or, perto da cidade francesa Lyon, em 22 de janeiro de 1755. André-Marie Ampère foi um renomado matemático e físico francês e é considerado um dos descobridores do eletromagnetismo.

Saiba mais
22/1/1905
Massacre na cidade São Petersburgo, na Rússia

“Domingo Sangrento” foi o nome dado ao massacre ocorrido na cidade de São Petersburgo, na Rússia, em 22 de janeiro de 1905. Este episódio foi o estopim para o início de um movimento revolucionário na Rússia.

Saiba mais
23/1/1556
Terremoto mais letal da história na China

Em 1556, Shaanxi, província da República Popular da China, viveu momentos de terror com o intenso terremoto. Mais de noventa condados nas províncias de Shanxi, Henan, Gansu, Hebei, Shandong, Hubei, Hunan, Jiangsu e Anhui sofreram com os fortes abalos sísmicos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/1/1950
Jerusalém torna-se a capital de Israel

Jerusalém está localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar Mediterrâneo e o Mar Morto. A cidade histórica é um local sagrado para as três religiões monoteístas: o judaísmo, o islamismo e cristianismo. Por isso, a cidade sempre foi marcada por invasões, destruições, êxodos e retornos do povo judeu.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/1/1956
Supremo Tribunal Eleitoral confirmou a eleição de JK para a presidência do Brasil

Após o suicídio de Getúlio Vargas, o cenário político brasileiro passou a necessitar de uma figura pública que pudesse substituir, à altura, o “pai dos pobres”.

Saiba mais
23/1/1989
Morre Salvador Dalí

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí Domenech, mais conhecido como Salvador Dalí, foi pintor, escultor, desenhista, escritor e cineasta catalão. Morreu no dia em 23 de janeiro, em 1989, por causa de uma pneumonia e falha cardíaca. Suas obras eram influênciadas pelo cubismo e dadaísmo.

Saiba mais
24/1/41
Assassinato do imperador romano Calígula

Gaius Caesar ou Calígula, como era conhecido, cresceu nos campos de batalha por ser filho de um general. Ficou órfão ainda criança e foi adotado por Tibério, então Imperador de Roma. Historiadores relatam que por ter passado boa parte da infância em meio militares, Calígula contava com a simpatia da classe, o que explica o apoio recebido quando se tornou Imperador, aos 25 anos. Calígula teria participado do assassinato de seu pai adotivo, pois sabia que seria seu sucessor.

Saiba mais
24/1/1965
Morre Winston Churchill

Winston Churchill foi um conservador e reconhecido político britânico. Morreu aos 90 anos, em 24 de janeiro de 1965, em virtude de uma trombose cerebral. Nomeado primeiro-ministro britânico, em 1940, se tornou exemplo e sua incendiária oratória permitiu a manutenção da coesão espiritual do povo britânico nas horas críticas, como os bombardeios sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/1/1554
Fundação da cidade de São Paulo

A data em que se comemora a fundação da cidade de São Paulo corresponde ao dia da inauguração do colégio dos jesuítas no planalto de Piratininga, ou seja, 25 de janeiro de 1554. Os padres da Companhia de Jesus, dentre os quais José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, haviam então escalado a Serra do Mar em busca do local ideal para a construção do colégio e encontraram no planalto as melhores condições: clima temperado como da Europa, terra fértil e abundância de água devido aos rios Tamanduateí e o Anhangabaú. Por se tratar de uma colina alta e plana, também eram boas as condições de segurança.

Saiba mais
25/1/1882
Nasce a escritora Virginia Woolf

Adeline Virginia Woolf nasceu em Londres, em 1882. Ela foi uma renomada escritora inglesa e desde pequena teve uma educação privilegiada ao frequentar o mundo literário, uma vez que seus familiares, por parte de pai, eram todos escritores.

Saiba mais
25/1/1917
Nasce o ex-presidente Jânio Quadros

Em 25 de janeiro de 1917 nasceu Jânio Quadros, um notável presidente da história política do Brasil. Foi o vigésimo segundo presidente do país, e renunciou com apenas 7 meses de mandato. Jânio disputou o cargo, em 1960, com Marechal Teixeira e Ademar de Barros. Seu slogan “varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira” empolgou a população que sonhava com o fim da corrupção.

Saiba mais
25/1/1947
Morre Al Capone, famoso gângster norte-americano

Alphonse Gabriel Capone (Al Capone) foi o gângster mais famoso da história da máfia nos Estados Unidos. Sua carreira começou ainda na escola, quando se reunia com os delinquentes do bairro. Em consequência de uma briga de rua, seu rosto ficou marcado e ele ganhou o apelido de “Scarface”.

Saiba mais
26/1/1654
Os holandeses rendem-se no Recife, retirando-se definitivamente de Pernambuco

A ocupação de Pernambuco pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais se deu a partir de 1630, sendo consolidada durante a administração de Maurício de Nassau. Após o seu afastamento, os novos administradores exigiram dos latifundiários o pagamento dos financiamentos feitos junto à Companhia, motivando a Insurreição Pernambucana.

Saiba mais
26/1/1917
Nasce Antônio Callado

Antônio Carlos Callado nasceu em 1917, em Niterói, região metropolina do estado do Rio de Janeiro, sendo filho de uma família de classe média alta.  Formado em direito, sem nunca ter exercido a profissão, seguiu o caminho de jornalista, romancista, biógrafo e dramaturgo. Callado transitava entre o jornalismo e a literatura.

Saiba mais
27/1/1880
Thomas Edison consegue a patente da luz incandescente

Thomas Alva Edison foi um grande inventor e empresário que registrou em seu nome mais de 1000 patentes. Alguns desses inventos eram de autoria própria, outros tinham as suas patentes compradas e eram aperfeiçoados por Edison. A lâmpada elétrica como conhecemos hoje, por exemplo, já havia sido inventada por outros dois pesquisadores, Nernst e Swan, criadores do mecanismo, mas que não obtiveram sucesso quanto à durabilidade do invento.

Saiba mais
27/1/1901
Morre o compositor italiano Giuseppe Verdi

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi é um dos mais conhecidos compositores italianos de ópera do século XX. Nasceu na cidade de Roncole Verdi, na Itália, e desde cedo se interessou pelas artes.

Saiba mais
27/1/1945
Tropas soviéticas liberam o campo de concentração em Auschwitz

Auschwitz, cidade próxima à capital polonesa Cracóvia, abrigou um dos maiores campos de concentração do regime nazista, na Polônia. Lá, os judeus eram tratados como prisioneiros e obrigados a seguir as regras como escravos.

Saiba mais
27/1/1973
Cessar-fogo na Guerra do Vietnã

Iniciada em 1959, durante o período conhecido como Guerra Fria, a Guerra do Vietnã só chegou ao cessar-fogo em 27 de janeiro de 1973. A paz foi selada pelos governos dos Estados Unidos e das repúblicas Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte e Vietnã do Sul), além do Governo Revolucionário Provisório (PRG) que representou os revolucionários sul-vietnamitas (o vietcong) durante os Acordos de Paz de Paris.

Saiba mais
27/1/2005
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto Judaico

O Holocausto Judaico aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial e foi, sem dúvida, a ação genocida mais conhecida da história. O maior massacre de minorias em campos de concentração e trabalhos forçados pelos alemães vitimou mais de 5,5 milhões de pessoas.

Saiba mais
28/1/1808
Abertura dos portos brasileiros às nações amigas

Seis dias após a chegada da família real portuguesa em Salvador, o príncipe regente Dom João decretou a abertura dos portos brasileiros ao comércio internacional. Essa medida marcou o fim do Pacto Colonial que até então proibia o Brasil de comprar produtos e vender matérias-primas diretamente a outros países que não a sua metrópole.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
28/1/1986
Challenger explode após decolagem e mata todos os tripulantes

No dia 28 de janeiro de 1986, a  espaçonave norte-americana Challenger explodiu no ar em Cabo Canaveral, região da Flórida.  A explosão aconteceu logo depois do seu lançamento, de modo mais específico, aos 73 segundos.

Saiba mais
29/1/1942
Firmado o Protocolo do Rio de Janeiro

O Protocolo do Rio de Janeiro foi o acordo que pôs fim a guerra entre Equador e Peru, em 1941. A crise entre os dois países ocorreu depois da ocupação militar peruana na província equatoriana de Del Oro.

Saiba mais
30/1/1869
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQ’s, são um gênero textual que utiliza linguagem verbal e não-verbal que apareceu no Brasil no século XIX.

Saiba mais
30/1/1933
Adolf Hitler é nomeado chanceler da Alemanha

Adolf Hitler foi um ditador alemão, fundador e líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazi. Em 1913, mudou-se para Munique e com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, juntou-se ao exército bávaro. A guerra despertou em Hitler um extremo nacionalismo e ele culpou a traição dos judeus e os marxistas pela derrota alemã.

Saiba mais
30/1/1948
Morre Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Ghandi, popularmente conhecido como Mahatma Gandhi,  morreu em 30 de janeiro, em 1948. Gandhi foi um dos fundadores do estado da Índia e sua filosofia defendia o pacifismo como forma de revolução. Segundo ele, seus valores eram simples: verdade e não-violência.

Saiba mais
30/1/1972
"Domingo Sangrento" na Irlanda

O Bloody Sunday, Domingo Sangrento, foi um dos episódios mais tristes ocorridos na história recente da Irlanda. O massacre aconteceu no dia 30 de janeiro de 1972, quando um grupo de militares ingleses reprimiu violentamente uma manifestação pacífica em prol dos direitos civis na Irlanda do Norte.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
31/1/1956
Posse do presidente Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek assumiu a presidência da república após um período conturbado da política nacional. Com o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, seus opositores da UDN, apoiados pelo vice-presidente Café Filho, buscaram se manter no poder e afastar a possibilidade de retorno do trabalhismo varguista.

Saiba mais
Conteúdos relacionados