Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

28

Setembro

29

Setembro

30

Setembro

01

Outubro

02

Outubro

03

Outubro

04

Outubro
1/10/1908
Henry Ford coloca no mercado o primeiro automóvel produzido em massa

Modelo T, automóvel produzido pela Ford Motor Company de 1909 até 1927, considerado o primeiro automóvel de sucesso produzido em massa. A linha de produção e a produção em massa deixaram o carro mais barato e Henry Ford tornou-se o maior produtor de automóveis do mundo.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/10/1936
General Francisco Franco torna-se chefe do governo insurgente da Espanha

Francisco Franco (1892-1975), general espanhol.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/10/1990
Dia Internacional da Terceira Idade

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral da ONU incluiu o dia 1º de outubro no seu calendário de comemorações especiais. Desde então, nessa data, comemoramos o Dia Internacional do Idoso.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
2/10/1869
Nasce Mahatma Gandhi

Mahatma Gandhi figura entre os grandes teóricos que modificaram a configuração política e ideológica do mundo no século XX.

Saiba mais
2/10/1958
Guiné proclama sua independência

No início dos anos 900, os Susu migraram do norte e se estabeleceram onde hoje é Guiné, e esta civilização alcançou seu auge no século XIII. Atualmente, os Susu formam cerca de 20% da população da Guiné. Do século XVI ao XIX, o Império Fulani dominou a região.

Saiba mais
3/10/1226
Morre São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, aclamado como o santo protetor dos animais, foi o frade católico que fundou a família dos 12 irmãos menores que, mais tarde, se tornou conhecida como “Ordem dos Franciscanos”.

Saiba mais
3/10/1929
Os reinos da Sérvia, Croácia e Eslovênia mudam seu nome para Reino da Iugoslávia

A Croácia foi território do Império Austro Húngaro até o colapso com a derrota na Primeira Guerra Mundial, em 1918. No mesmo ano se uniu a Sérvia e Eslovênia para formar o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/10/1985
Dia Mundial da Habitação

Em 1985, por recomendação da Comissão de Assentamentos Humanos, a Assembleia Geral designou a primeira segunda-feira de outubro como Dia Mundial da Habitação.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/10/1990
Reunificação Alemã

Logo após a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, a Alemanha foi fragmentada em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). Esta separação estava fundamentada nos sistemas políticos e econômicos. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
4/10/1669
Morre o pintor Rembrandt

Rembrandt Harmenszoon van Rijn, pintor holandês. Suas primeiras criações manifestaram uma evidente influência do estilo de Pieter Lastman. Em 1625, abriu um ateliê junto com Jan Lievens. Sua arte evoluiu de um início com cores brilhantes a uma crescente afirmação do claro/escuro.

Saiba mais
4/10/1879
Morre General Osório

Manuel Luís Osório, mais conhecido como General Osório, nasceu em 10 de maio de 1808, na cidade de Santo Antônio do Arroio, Rio Grande do Sul. Militar e político gaúcho, ingressou na carreira entre os anos de 1822 e 1823, época da Guerra da Independência.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
4/10/1957
A URSS põe em órbita o satélite Sputnik

Em 4 de outubro de 1957, os russos enviavam ao espaço o satélite Sputnik, que ser tornaria o primeiro satélite artificial na história da humanidade a ser lançado e colocado com êxito em órbita terrestre. Com o feito, a URSS deu início à Corrida Espacial, frustrando o sonho dos americanos serem os pioneiros na conquista do espaço.

Saiba mais
5/10/1910
Portugal torna-se uma república

Acredita-se que os Lusitanos, uma tribo celta, tenham sido os primeiros habitantes de Portugal. O Império Romano conquistou a região no ano 140 a.C., aproximadamente. Perto do fim do Império Romano, os visigodos invadiram a Península Ibérica. Portugal conquistou sua independência em 1143.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/10/1983
Lech Walessa recebe o Prêmio Nobel da Paz

Lech Walessa, dirigente sindical e presidente da Polônia.

Saiba mais
6/10/1981
Presidente egípcio, Anwar Sadat, é assassinado

Anwar al Sadat, líder político e presidente egípcio. Agente alemão durante a Segunda Guerra Mundial, Sadat foi preso pela Grã-Bretanha, mas conseguiu escapar, dois anos depois. Foi preso novamente, em 1946, por participação em atos terroristas contra oficiais egípcios.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/10/1849
Morre o poeta Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe (1809-1849), poeta americano, contista e crítico. É conhecido como um dos mais brilhantes e originais escritores da Literatura Americana. Também é considerado o pai do romance policial moderno.

Saiba mais
7/10/1905
Morre de Pedro Américo, artista brasileiro

Pedro Américo de Figueiredo e Melo, um dos principais nomes da pintura histórica brasileira e um dos artistas mais famosos de sua época, foi escolhido como desenhista da missão científica do naturalista francês Louis Jacques Brunet, para estudar a flora e da fauna do Nordeste do Brasil. Na época, Pedro Américo tinha apenas 10 anos. 

Saiba mais
7/10/1949
Criação da Alemanha Oriental

A Alemanha Oriental, também conhecida como Alemanha do Leste ou República Democrática Alemã, foi um Estado Nacional criado após a desocupação do território alemão pelas forças aliadas. Depois da divisão do território, no fim da Segunda Guerra Mundial, a parte que coube aos soviéticos deu origem ao que, durante a Guerra Fria, se transformou no lado socialista da Alemanha.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/10/1985
O navio italiano Achille Lauro é sequestrado por guerrilheiros palestinos, no Mediterrâneo.

O navio de passageiros italiano Achille Lauro foi sequestrado com cerca de 400 pessoas a bordo. A intenção do grupo Frente de Libertação da Palestina (FLP), ao qual foi atribuída a autoria do sequestro, era utilizar os passageiros como moeda de troca na libertação de 50 palestinos que estavam presos em Israel.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/10/2001
Forças americanas e britânicas começam a ofensiva contra o governo talibã

O Talibã governou o Afeganistão de 1996 a 2001. O regime chegou ao poder após uma longa guerra civil. Embora tenha conseguido dominar 90% do país, sua política - incluindo o tratamento dado às mulheres e o apoio a terroristas - isolou o Afeganistão do resto do mundo.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/10/1945
Criado o Movimento de Unidade Democrática, de oposição ao regime salazarista

O Movimento de Unidade Democrática (MDU) foi uma organização política de oposição ao regime salazarista em Portugal, criado com o objetivo de reorganizar a oposição e promover o debate político público. Entretanto, como o MDU conseguiu apoio popular, inclusive de intelectuais e profissionais liberais, Salazar se sentiu ameaçado e decretou a ilegalidade do Movimento em janeiro de 1948.

Saiba mais
8/10/1967
Ernesto Che Guevara é capturado pelo exército da Bolívia

Ernesto Guevara de la Sierna, também conhecido como el Che, foi um revolucionário argentino que se envolveu em lutas por toda a América Latina.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
9/10/1962
Independência de Uganda

Uganda é um país africano que se tornou protetorado inglês em 1894 no processo conhecido como neocolonialismo. Desde então, o país esteve totalmente sob o comando da metrópole até que em 1º de março de 1962 foram realizadas eleições e Benedicto Kiwanuka tornou-se "Ministro-Chefe" de Uganda.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
9/10/1967
Che Guevara é assassinado

Ernesto Che Guevara (1928-1967), revolucionário e líder político. Nasceu na Argentina e cursou medicina na Universidade de Buenos Aires. Em 1952, participou dos movimentos contra o ditador argentino Juan Perón. Em 1953, foi para a Guatemala e apoiou o regime esquerdista de Jacobo Arbenz. Com a derrota de Arbenz, Guevara fugiu para o México, onde conheceu Fidel Castro e outros rebeldes cubanos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
9/10/1969
Dia Mundial do Correio

O dia 9 de outubro foi estabelecido pela UNESCO como o Dia Mundial do Correio.

Saiba mais
9/10/1998
José Saramago ganha o Prêmio Nobel de Literatura

José de Sousa Saramago é um escritor, roteirista, jornalista e poeta português. Autor de obras como "Terra do Pecado'', "Manual de Pintura e Caligrafia'', "Levantado do Chão'', entre outros, foi o primeiro autor de língua portuguesa a receber o prêmio em dinheiro de 7,6 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 938 mil).

Saiba mais
10/10/1813
Nasce o compositor italiano Giuseppe Verdi

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi foi o maior compositor de óperas nacionalistas na Itália. Por sua obra, foi comparado a Richard Wagner na Alemanha. Nascido na localidade de Rancole, Ducado de Parma, Verdi desde cedo se interessou pela música. Aos 12 anos iniciou seus estudos financiados pelo comerciante Antonio Barezzi, que o enviou ao município de Busseto para que pudesse se aperfeiçoar. Aos 18 anos, como não foi aceito como aluno do Conservatório de Milão (que limitava as matrículas à idade de 14 anos) prosseguiu por mais três anos com professor particular. Uma vez formado, retornou a Busseto onde foi mestre de capela e maestro da banda.

Saiba mais
10/10/1970
Independência de Fiji

Fiji é formado por 332 ilhas, no sudoeste do Oceano Pacífico, sendo as ilhas Viti Levu e Vanua Levu as duas maiores. As ilhas Fiji foram exploradas pelos holandeses e britânicos nos séculos XVII e XVIII. Em 1874, as ilhas foram proclamadas uma possessão da Coroa Britânica, e a partir de 1880 começou o cultivo em larga-escala de cana-de-açúcar. Por 40 anos, mais de 60 mil indianos foram levados para a ilha para trabalhar nas plantações.

Saiba mais
Dia Nacional do Deficiente Físico

De acordo com último censo feito pelo IBGE, há no Brasil 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Destas, mais de 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física.

Saiba mais
11/10/1899
Começa a Guerra dos Bôeres, na África do Sul

A Guerra dos Bôeres (1899-1902) foi um conflito entre a República Sul-Africana (Transvaal) e a Grã-Bretanha.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
11/10/2004
Morre o escritor Fernando Sabino

Fernando Sabino (12/10/1923 - 11/10/2004), escritor e jornalista brasileiro. Sabino começou sua vida literária na adolescência, publicando artigos, contos e crônicas em revistas de Belo Horizonte. Na década de 1940, trabalhou como redator do jornal Folha de Minas e publicou seu primeiro livro "Os grilos não cantam mais".

Saiba mais
11/10/2010
Início do primeiro teste clínico com célula-tronco embrionária

No dia 11 de outubro de 2010, um paciente americano foi o primeiro a receber células-tronco embrionárias. O teste foi realizado pela empresa de biotecnologia Gerond, que é detentora da primeira licença do FDA, a agência que regula medicamentos e alimentos nos EUA, para o uso das células no tratamento de pacientes com lesões recentes na medula espinhal.

Saiba mais
12/10/1492
Dia da Hispanidade

O dia 12 de outubro marca uma comemoração que abrange todos os países hispânicos: El día de la hispanidad.

Saiba mais
12/10/1492
Descobrimento da América

No século XV, o comércio entre a Europa e o Oriente era realizado pelo Mar Mediterrâneo até Constantinopla e, a partir dali, por terra. O império turco conquistou estes territórios, impedindo a passagem dos europeus ao continente asiático. Os portugueses e espanhóis sentiram a necessidade de encontrar novas rotas para chegar às Índias e continuar suas atividades comerciais. Em 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo, um marinheiro italiano a serviço do rei da Espanha, chegou ao continente americano, acreditando que havia chegado às Índias.

Saiba mais
12/10/1835
Diogo Antônio Feijó assume o cargo de Regente do Império

Diogo Antônio Feijó (1784-1843), sacerdote católico brasileiro. Foi um dos fundadores do Partido Liberal. Exerceu os cargos de Ministro da Justiça, senador da província do Rio de Janeiro e deputado por São Paulo. Grande defensor da independência do Brasil, foi eleito, em 12 de outubro de 1835, pela Assembleia Geral, Regente Único do Império, função que exerceu até 1837. Feijó morreu no dia 10 de novembro de 1843.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
12/10/1931
Inauguração da Estátua do Cristo Redentor

Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor mede 38 metros de altura e fica a 709 metros acima do nível do mar, no Morro do Corcovado. Começou a ser construída em 1926, sendo inaugurada no dia 12 de outubro de 1931.

Saiba mais
12/10/1992
Morre Ulysses Guimarães

Ulysses Guimarães (06/10/1916 - 12/10/1992), político brasileiro. Iniciou sua vida política em 1947, ao ser eleito deputado estadual por São Paulo, e teve onze mandatos consecutivos de deputado federal pelo estado.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/10/54
Morre Cláudio, imperador romano

Tibério Cláudio César Augusto Germânico foi o quarto imperador romano e governou entre 24 de janeiro do ano 41 até sua morte, no ano 54.

Saiba mais
13/10/1925
Nasce Margaret Thatcher

Educada em ambiente conservador, Margaret Thatcher iniciou sua carreira política aos 25 anos, ao se candidatar para o parlamento pelo Partido Conservador. Ao longo destes anos ela ocupou diversos cargos. Em 1961, por exemplo, se tornou secretária de Estado para Assuntos Sociais e nos anos 70 foi ministra da Educação.

Saiba mais
14/10/1933
Alemanha anuncia sua retirada da Sociedade das Nações

No dia 14 de outubro de 1933, a Alemanha nazista anunciou sua retirada da Liga das Nações (antecessora das Nações Unidas) e das negociações sobre desarmamento em Genebra. O passo foi tomado apenas sete anos após o reingresso da Alemanha na Liga e destruiu a política de reaproximação com os países vizinhos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
14/10/1947
Charles Yeager é o primeiro a voar mais rápido que a velocidade do som

Charles Elwood "Chuck" Yeager, aviador americano, foi piloto de caça durante a Segunda Guerra Mundial. Foi a primeira pessoa a voar mais rápido que a velocidade do som, em 1974, a bordo do avião protótipo Bell X 1.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
15/10/1844
Nasce Friedrich Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão, nasceu em Rocke, na Prússia. Estudou no internato da Escola de Pforta, onde recebeu os primeiros conhecimentos sobre a antiguidade clássica, que se converteria em uma referência de seu pensamento.

Saiba mais
15/10/1963
Dia dos professores

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina)

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/10/1793
Rainha Maria Antonieta é condenada à guilhotina por traição

Maria Antonieta (1755-1793), rainha da França, esposa do rei Luís XVI e filha da arquiduquesa austríaca Maria Theresa e do imperador romano Francisco I. Seu casamento com Luís XVI tinha o objetivo de fortalecer as relações entre a Áustria e a França, antigas inimigas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/10/1846
A anestesia é aplicada pela primeira vez

O procedimento foi realizado no anfiteatro cirúrgico do Massachusetts General Hospital, em Boston e o cirurgião John Collins Warren realizou a extirpação de um tumor no pescoço de um jovem de 17 anos, chamado Gilbert Abbot.

Saiba mais
16/10/1964
China detona sua primeira bomba atômica

Em meio à corrida armamentista, a República Popular da China realiza seu primeiro teste atômico. Sucedido por outros 44 testes que colocaram o país no "clube atômico" do qual fazem parte países que dominam a tecnologia nuclear.

Saiba mais
16/10/1979
Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) celebra o Dia Mundial da Alimentação, em comemoração a sua fundação nesta data, em 1945, na cidade de Québec, no Canadá.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
17/10/1849
Morre Frederic Chopin

 Frederic François Chopin nasceu no dia 22 de fevereiro ou 1 de março de 1810, em Zelazowa Wolam (Polônia), não há uma data precisa conhecida. Seu pai, Nicolas Chopin notou desde cedo o interesse do filho pela música, contudo esse não era seu único talento. Com a colaboração de sua irmã Emilia, escreveu uma comédia em 1824.

Saiba mais
17/10/1933
Albert Einstein chega aos EUA, fugindo do governo nazista

Albert Einstein (1879-1955), físico alemão, conhecido por formular a teoria da relatividade. É considerado um dos maiores físicos de todos os tempos. Graduou-se no Instituto Federal de Tecnologia, em Zurique, na Alemanha.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
17/10/1993
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza começou a ser celebrado em 1993, após sua declaração na Assembleia das Nações Unidas, com o propósito de promover maior consciência sobre as necessidades para erradicar a pobreza e a indigência em todos os países, em particular, nos países em desenvolvimento.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
17/10/2012
Dia da Música Popular Brasileira

O Dia da Música Popular Brasileira (MPB) começou a ser celebrado em 2012, após presidente Dilma Rousseff sancionar a lei n° 12.624. A data de 17 de outubro foi escolhida porque neste dia, no ano de 1847, nasceu a notável pianista e regente brasileira Francisca Edwiges Neves Gonzaga, popularmente conhecida como Chiquinha Gonzaga.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
Dia do médico

Em países como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos o dia 18 de Outubro é tido como o Dia do Médico. A data foi escolhida por coincidir com o dia consagrado a Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo.

Saiba mais
18/10/1469
Ferdinando II de Aragão casa-se com Isabel I de Castella

Ferdinando II (1452-1516), rei de Aragão, rei de Catella e Lión (como Ferdinando V), rei da Sicília e rei de Nápoles. Em 1469, Ferdinando casou-se com Isabel I e, em 1474, eles assumiram o governo de Castella, unindo, dessa forma, todo o reino da Espanha, com exceção dos reinos de Granada e Mouro.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
18/10/1570
Nasce Manuel da Nóbrega, jesuíta português

 Manuel da Nóbrega nasceu em 18 de outubro de 1517, em Portugal. Após estudar na Universidade de Salamanca, na Espanha, entrou para a Companhia de Jesus, na qual seria enviado para o Brasil cinco anos mais tarde, acompanhando Tomé de Souza. 

Saiba mais
19/10/1812
As tropas francesas, sob o comando de Napoleão, começam a se retirar de Moscou

Napoleão I (1769-1821), imperador da França. Chegou ao poder através do Golpe do 18 Brumário, marcando o fim do Diretório e o início do Consulado. Como cônsul, Napoleão centralizou a administração e recrutou funcionários e oficiais militares de todas as camadas da sociedade, inclusive imigrantes. As reformas administrativas de Bonaparte estabeleceram um eficiente estado moderno, ele criou o Banco da França e também fez as pazes com a Igreja Católica pela Concordata de 1801.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
19/10/1960
Os EUA estabelecem um embargo parcial às mercadorias exportadas de Cuba

Cuba declarou sua independência em relação à Espanha em 1899, com o apoio dos Estados Unidos. Em 1901, a emenda de Platt permitiu que os EUA interviessem nos negócios cubanos. A emenda foi anulada em 1934.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
20/10/1534
O Parlamento inglês decreta o Ato de Supremacia e o rei Henrique VIII torna-se chefe da igreja inglesa

Henrique VIII foi rei da Inglaterra entre 1509 e 1547. Casou-se com a viúva de seu irmão, Catarina de Aragão, após autorização do Papa Júlio II. Henrique e Catarina tiveram apenas uma filha, Maria I, da Inglaterra. O desejo de ter um filho fez com que, em 1527, o rei decidisse se divorciar de Catarina para se casar com Ana Bolena.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
20/10/2011
Morre Muamar Kadafi, ditador líbio

 Em 20 de outubro de 2011 morreu o ex-ditador Muamar Kadafi, que comandou a Líbia por mais de 40 anos, após ser atacado por um grupo de combatentes furiosos e atingido por um tiro fatal, em sua cidade natal, Sirte.

Saiba mais
21/10/1879
Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica

Thomas Alva Edison (1847-1931) foi um notável inventor americano. Em 1879, Edison criou a primeira lâmpada elétrica (com um filamento de carbono). Para seu uso, ele desenvolveu um sistema elétrico completo de distribuição de luz e potência, incluindo geradores, motores, tomadas leves, caixas de junção, fusível de segurança, condutores subterrâneos, entre outros artifícios.

Saiba mais
21/10/1889
Morte do Barão de Mauá

Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Visconde ou Barão de Mauá, nasceu em 28 de dezembro de 1813, no Rio Grande do Sul. Foi um grande industrial, banqueiro e político brasileiro.

Saiba mais
22/10/1906
Morre o pintor Paul Cézanne

Paul Cézanne, pintor francês, considerado o pai da arte moderna.

Saiba mais
22/10/1962
Presidente Kennedy anuncia bloqueio naval e aéreo a Cuba

Presidente Kennedy anunciou o bloqueio naval e aéreo a Cuba após descobrir bases de mísseis soviéticos na ilha.

Saiba mais
22/10/1990
Morre Louis Althusser, filósofo francês

Um dos principais nomes do estruturalismo francês, juntamente com Claude Lévi-Strauss, Jacques Lacan e Michel Foucault, o filósofo francês Louis Althusser desenvolveu teorias de base marxista. Sua obra "Aparelhos Ideológicos do Estado" defende que o Estado é um aparelho repressivo que se utiliza de formas de reproduzir a ordem social vigente favorecendo a classe dominante.

Saiba mais
23/10/1906
O brasileiro Santos Dumont pilota o 14-Bis no primeiro voo público em aeroplano e supera o recorde mundial

No dia 23 de outubro de 1906, o mineiro Alberto Santos-Dumont, decolou com um aparelho mais pesado que o ar.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/10/1946
A Assembleia Geral das Nações Unidas se reúne pela primeira vez, em Nova York

Organização das Nações Unidas (ONU), organização internacional estabelecida imediatamente após a II Guerra Mundial, em substituição a Liga das Nações. Em 1945, quando a ONU foi fundada, havia 51 membros. Agora, as Nações Unidas possuem 191 membros.

Saiba mais
23/10/1956
Começa a Revolução Húngara

A Revolução Húngara foi um levante popular espontâneo que teve origem em uma marcha de estudantes contrários ao regime estalinista. A capital Budapeste foi o palco da revolução que durou menos de um mês.

Saiba mais
23/10/2002
Rebeldes chechenos invadem um teatro de Moscou e fazem 763 pessoas reféns

Em 1859, a região do Cáucaso é anexada à Rússia. Com a Revolução Russa, em 1917, Dagestan (incluindo a Chechênia) declara sua independência. Em 1923, as tropas bolcheviques ocupam Dagestan e dividem a região, criando a República Socialista Soviética Autônoma da Checheno-Ingushkaya. Em 1944 a república é abolida e Stálin deporta milhares de chechenos suspeitos de colaboração com a Alemanha para a Sibéria.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
24/10/1648
Fim da Guerra dos Trinta Anos

A Guerra dos Trinta Anos foi um conflito europeu que ocorreu na Europa Central, entre 1618 e 1648. Inicialmente, tratou-se de um conflito religioso entre católicos e protestantes, mas o motivo central do mesmo foi a luta entre as potências europeias em busca de uma situação de equilíbrio ou por sua hegemonia no continente. Podemos dividir o conflito em quatro etapas: A Revolta da Boêmia, a Intervenção Danesa, a Intervenção Sueca e a Intervenção Francesa.

Saiba mais
24/10/1930
Deposição do presidente Washington Luís

Washington Luís assumiu a presidência do Brasil no dia 15 de novembro de 1926. Rompeu com a política do café com leite ao apoiar a candidatura de outro representante da política paulista, Júlio Prestes, para presidente. Até então, mineiros e paulistas alternavam-se no poder. Paraíba, Rio Grande do Sul e Minas Gerais formaram a Aliança Liberal e lançaram a candidatura Getúlio Vargas para a presidência, com João Pessoa como vice.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/10/1825
Uruguai proclama sua independência

Até alcançar a posição de país, o Uruguai passou por muitos conflitos. Desde a primeira colônia portuguesa (Sacramento, de onde os portugueses foram expulsos pelos espanhóis) até a independência, foram inúmeras revoltas e levantes. A colonização uruguaia foi marcada pela disputa entre portugueses e espanhóis.

Saiba mais
25/10/1975
O Jornalista Vladimir Herzog é encontrado morto no DOI-CODI

Vladimir Herzog, professor e jornalista judeu, nascido na Croácia e naturalizado brasileiro. Era diretor do departamento de jornalismo da TV Cultura de São Paulo quando, no dia 24 de outubro de 1975, foi chamado para depor sobre sua ligação com o Partido Comunista, na sede do Comando do II Exército.

Saiba mais
26/10/1994
Yitzhak Rabin e Abdel Salam Majali assinam um Tratado de Paz

Quinze anos após o acordo de Camp David, que selou a paz entre Israel e Egito, foi assinado o Tratado de Paz entre Israel e Jordânia. O rei Hussein da Jordânia e o então primeiro-ministro israelense, Itzak Rabbin, assinaram um documento que persiste, mesmo depois da morte de ambos.

Saiba mais
27/10/1807
França e Espanha assinam o Tratado de Fontainebleau

Após a França fracassar na invasão à Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, pacto que impedia qualquer país de comercializar com os britânicos sob pena de ser atacado pelas tropas francesas. Entretanto Portugal negou-se a cumprir o pacto, pois era aliado da Inglaterra.

Saiba mais
27/10/1917
Presidente Venceslau Brás declara guerra à Alemanha

No dia 27 de outubro de 1917, três anos após o início da 1ª Guerra Mundial, o Presidente do Brasil, Venceslau Brás assinou a declaração de guerra do Brasil contra os países da Tríplice Aliança – Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
28/10/1467
Nasce Erasmo de Rotterdam

Desidério Erasmo de Rotterdam (1467-1536), pensador holandês, o maior humanista do renascimento.

Saiba mais
28/10/1886
Inauguração da Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1886. Localizada em uma pequena ilha no porto de Nova Iorque, cidade mais populosa dos Estados Unidos,  o monumento foi um presente dado pelos franceses, após os americanos vencerem a Inglaterra em uma batalha.

Saiba mais
29/10/1810
Criação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Criada em 29 de outubro de 1810, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro só veio ar ser inaugurada para o público quatro anos mais tarde, em 1814. Anteriormente, o acesso era permitido apenas a estudiosos através de pedido. Sua fundação tem relação com a vinda da família Real para o Brasil em 1808. Após a independência, em 1822, ela foi comprada pelo Império do Brasil como parte da Convenção Adicional ao Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal, em 29 de agosto de 1825.

Saiba mais
29/10/1810
Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro é comemorado em todo país no dia 29 de outubro. A data remete a fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, oriunda da transferência da Real Biblioteca Portuguesa. Ela está situada na cidade do Rio de Janeiro e a UNESCO a considera com uma das 10 maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina.

Saiba mais
29/10/1923
A República da Turquia é proclamada

Anatólia (Turquia asiática) foi ocupada em 1900 a.C. pelos indo-europeus Hittites e, após o colapso do império Hittite em 1200 a.C., pelos frígios e pelos lídios. O Império Persa ocupou o território no século VI a.C., dando passagem ao Império Romano. Os primeiros otomanos chegaram à região no início do século XIII. Eles se espalharam pelo oriente e balcãs, tomando Constantinopla, em 1453.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
29/10/1945
Deposição de Getúlio Vargas

No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas renunciou formalmente ao cargo de presidente, pondo fim à Era Vargas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
29/10/1998
Lançamento do Discovery

O foguete Discovery foi lançado de Cabo Canaveral, nos EUA, com sete tripulantes a bordo, entre eles, o espanhol Pedro Duque e o americano John Glenn.

Saiba mais
30/10/1821
Nasce Fiódor Dostoiévski

Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, romancista russo, um dos mais importantes da literatura universal, cuja obra exerceu uma profunda influência em todos os âmbitos da cultura moderna.

Saiba mais
31/10/1798
Descoberta do Daltonismo

O Daltonismo, também chamado de discromatopsia ou discromopsia, é uma deficiência na percepção de todas ou de apenas algumas cores. O mais comum é a dificuldade de identificar o verde e o vermelho.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
31/10/1818
Independência da Hungria

O Reino da Hungria enfrentava problemas internos desde a revolução de 1848, quando houve um confronto entre as minorias étnicas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
31/10/1984
Indira Gandhi, primeira-ministra indiana, é assassinada

Indira Ghandi (1917-1984), líder política indiana e ex-Ministra da Informação do governo de Shri Lal Bahadur Shastri (1964-1966).

Saiba mais
31/10/2010
Dilma Roussef é a primeira mulher eleita presidente do Brasil

Em 31 de outubro de 2010, Dilma Roussef foi eleita presidente do Brasil, sendo a primeira mulher escolhida para o cargo no país. A petista fez história ao derrotar o candidato José Serra em um segundo turno no qual a abstenção superou a casa de 20 milhões de eleitores. Foram computados cerca de 55 milhões de votos a seu favor, três milhões a menos que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em 2006.

Saiba mais