Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

29

Janeiro

30

Janeiro

31

Janeiro

01

Fevereiro

02

Fevereiro

03

Fevereiro

04

Fevereiro
1/2/1958
A República Árabe Unida é constituída por Egito e Síria

A criação da República Árabe Unida (RAU) foi motivada pela apreensão de líderes políticos e militares da Síria quanto ao avanço comunista. Temerosos com a possibilidade dos socialistas derrubarem o governo do país, os sírios pediram o auxílio de Gamal Abdal Nasser, presidente do Egito.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/2/1969
Editado o Ato Institucional nº 6 no Brasil

O Ato Institucional n°6 foi editado em 01 de fevereiro de 1969. Editado pelo presidente militar Artur da Costa e Silva, este ato reduziu de 16 para 11 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Além dos três ministros cassados inicialmente, foram aposentados compulsoriamente Antônio Carlos Lafayette de Andrada e Antônio Gonçalves de Oliveira, que protestaram contra a exclusão dos primeiros.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/2/2003
A espaçonave Columbia se desintegra ao reentrar na atmosfera

Em 01 de fevereiro de 2003, o ônibus espacial Columbia se desintegrou ao reentrar na atmosfera. Após a missão STS-107, que durou 16 dias no espaço, a nave perdeu contato quando estava a uma altitude de 203.000 pés. A explosão sobre o território do estado do Texas espalhou fragmentos em uma área de 320 quilômetros.

Saiba mais
2/2/1848
Assinatura do Tratado de Guadalupe marca o fim da Guerra do México

A Guerra do México foi um conflito armado, envolvendo México e Estados Unidos, entre 1846 e 1848, cuja causa imediata foi a anexação pelos EUA do território do Texas, em 1845. O  Tratado de Guadalupe Hidalgo foi assinado pelo diplomata norte-americano Nicholas P. Trist e pelos representantes do governo mexicano, Don Luis Gonzaga Cuevas, Don Bernardo Couto e Don Miguel Atristian.

Saiba mais
2/2/1918
Rússia reconhece a independência da Estônia

No dia 02 de fevereiro de 1918, a Rússia bolchevique e a Estônia firmaram um acordo ao assinarem o Tratado de Tartu. Este documento era um acordo de paz e nele a Rússia reconhecia a independência da República da Estônia e renunciava efetivamente os seus territórios.

Saiba mais
2/2/1971
Idi Amin se torna ditador de Uganda

Idi Amin, da minoria étnica kawka, fez carreira nas forças armadas do seu país, atingindo o posto de general e chefe do Exército do presidente Milton Obote. Após um golpe de estado, em 1971, assumiu o controle do governo.

Saiba mais
3/2/1468
Morre Johannes Guttemberg, inventor da imprensa

Johannes Gensfleish zur Laden zum Gutenberg morreu no dia 03 de fevereiro de 1468. Afirma-se que a desnutrição provocou a morte do inventor e gráfico alemão que ficou conhecido por suas contribuições para a tecnologia de impressão.

Saiba mais
3/2/1488
Bartolomeu Dias desembarca em Mossel Bay, após dobrar o Cabo da Boa Esperança

Tendo deixado Lisboa em agosto de 1487, as duas caravelas sob o comando do navegador português Bartolomeu Dias atingiram em dezembro a costa da atual Namíbia, ponto mais ao sul do continente africano cartografado até então. A expedição continuou para sul, afastando-se da costa e, depois, desembarcando em Mossel Bay, baía da atual África do Sul.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/2/1834
Fundado o Colégio Atheneu Norte-Riograndense, o mais antigo do Brasil

Em 03 de fevereiro de 1834 foi fundado o Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense, mais antigo do Brasil e em atividade até hoje. É o primeiro colégio público do país.

Saiba mais
3/2/1969
O Congresso Nacional Palestino indicou Yasser Arafat como líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP)

A Organização pela Libertação da Palestina (OLP) é uma organização política e paramilitar que reúne diversas facções políticas e grupos de guerrilha, com o objetivo comum de estabelecer um estado palestino independente.

Saiba mais
3/2/1994
Lançada a nave Discovery, primeiro veículo espacial americano

O ônibus espacial norte-americano Discovery fez seus primeiros testes em 03 de fevereiro de 1994. O astronauta russo Sergei Kiralev fez parte desta missão, denominada STS-60, e acompanhou mais cinco norte-americanos.

Saiba mais
4/2/1945
Começa a Conferência de Yalta

Decorridos mais de cinco anos desde o início da Segunda Guerra Mundial, o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Stalin se reuniram em Yalta, na Crimeia, para decidir os rumos do confronto e do mundo após a Guerra.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
4/2/2003
A Iugoslávia desaparece como país

A Iugoslávia surgiu, como país, em 1929, até desaparecer em 2002. Em 1945, como consequência da resistência contra a invasão alemã, surgiu a Iugoslávia comunista, reunindo seis repúblicas: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia e duas regiões autônomas: Kosovo e Voivodina, sob a liderança do Marechal Tito, croata de nascimento, que governou o país até sua morte, em 1980.

Saiba mais
5/2/1966
Editado o AI-3 no Brasil

O terceiro Ato Institucional, editado pelo presidente militar Humberto Castello Branco, estabelecia que as eleições para governador e vice-governador seriam indiretas, ou seja, realizadas por um colégio eleitoral estadual.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
6/2/1694
O aldeamento principal do Quilombo dos Palmares é destruído

O Quilombo dos Palmares durou cerca de um século, mais especificamente, entre 1590  e 1695. É o mais expressivo quilombo da história da escravidão brasileira.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
6/2/1838
Samuel Morse faz a primeira demonstração pública do telégrafo

Samuel Finley Breese Morse foi um inventor americano que se tornou conhecido por criar o telégrafo elétrico, em 1837. Mas, apenas em 1843, o inventor conseguiu financiamento para construir a primeira linha telegráfica. Morse também patenteou o código Morse, desenvolvido por Alfred Vail.

Saiba mais
6/2/1899
Tratado de Paz oficializa fim da Guerra Hispano-Americana

Ao final do século XIX, os Estados Unidos passaram a ter forte interesse na região do Golfo do México, por sua proximidade com o istmo do Panamá, que liga a América do Sul à Central, permitindo, em potencial, uma ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Na mesma época, Cuba, então a maior produtora mundial de açúcar, tentava se tornar independente da Espanha. Os Estados Unidos, interessados na produção açucareira de Cuba, passaram a apoiar os movimentos de libertação.

Saiba mais
6/2/1962
Morte de Cândido Portinari

Em seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos, o pintor Cândido Portinari. Nascido em 29 de dezembro de 1903 na cidade de Brodowski, interior do estado de São Paulo, Portinari faleceu por circunstância de uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em determinadas tintas.

Saiba mais
Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

A Lei nº 11.696, de 12 de junho de 2008, instituiu o dia 07 de fevereiro como o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data tem como finalidade  homenagear todos aqueles que lutam pela liberdade e igualdade da cultura indígena.

Saiba mais
7/2/1992
Assinado o Tratado de Maastricht, que instituiu a União Europeia

O tratado assinado na cidade holandesa de Maastricht constituiu um significativo avanço no processo de unificação europeu, pois ultrapassou o objetivo econômico inicial da Comunidade, o de criar um mercado comum, inspirando sua unidade política.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/2/1904
Começa a guerra russo-japonesa com ataque surpresa do Japão

A guerra russo-japonesa foi um confronto armado que se estendeu de 1904 a 1905. As causas deste conflito eram territoriais, uma vez que Império do Japão e o Império da Rússia queriam dominar as regiões da Coreia e da Manchúria.

Saiba mais
8/2/1971
NASDAQ entra em operação

A NASDAQ (North American Securities Dealers Automated Quotation System) é uma Bolsa de Valores, formada por um grupo de corretores conectados por meios eletrônicos de transmissão de dados.

Saiba mais
9/2/1881
Morre o escritor russo Fiódor Dostoiévski

Um dos maiores nomes da literatura russa, Fiódor Dostoiévski é tido como o fundador do realismo. Dostoiévski estudou em uma escola militar e desde cedo enfrentou problemas graves, como a perda dos seus pais e a epilepsia.

Saiba mais
9/2/1967
Sancionada a Lei de Imprensa

Durante o governo do Marechal Castelo Branco, em plena ditadura militar, foi instituída a Lei de Imprensa de número 5.250/67, que restringia duramente a liberdade de expressão.

Saiba mais
10/2/1763
Assinado o Tratado de Paris

O Tratado de Paris foi o documento assinado para pôr fim à Guerra dos Sete Anos que ocorreu entre 1756 e 1763. Essa guerra foi protagonizada pela Grã-Bretanha, Prússia e Hanover contra a França, Áustria, Suécia, Saxônia, Rússia e Espanha.

Saiba mais
11/2/1650
Morre René Descartes

René Descartes foi um filósofo e matemático francês. Ele é considerado  o pai da matemática e da filosofia moderna. Foi educado em um colégio de jesuítas e por isso, teve uma sólida introdução à cultura clássica, aprendendo latim, grego, matemática pura e aplicada, astronomia, música e arquitetura.

Saiba mais
11/2/1990
Nelson Mandela é solto após 27 anos de prisão

Nelson Rolihlahla Mandela graduou-se em direito e se destacou como liderança no Congresso Nacional Africano (ANC) ao defender a resistência não-violenta ao apartheid. Entretanto, após o massacre, em 1960, de um grupo que fazia uma manifestação pacífica em Sharpeville, organizou uma brigada paramilitar a fim de combater, como guerrilha, o governo branco.

Saiba mais
12/2/1804
Morre o filósofo Immanuel Kant

Immanuel Kant é denominado como um dos grandes filósofos dos princípios da era moderna. Em 1740 ingressou na Universidade de Königsberg como estudante de teologia e foi aluno de Martin Knutzen, que o introduziu à filosofia racionalista de Leibniz y Wolff, despertando seu interesse pela ciência natural e, em particular, pela mecânica de Newton.

Saiba mais
13/2/1542
Descoberto o Rio Amazonas

Em 1541, os conquistadores espanhóis Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana partiram de Quito com a missão de apoderar-se do Eldorado.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
14/2/2003
Morre a ovelha Dolly

A ovelha Dolly, primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta, foi sacrificada com uma injeção letal em função de sofrer de uma doença pulmonar degenerativa.

Saiba mais
15/2/399
a.C. O filósofo grego Sócrates é sentenciado à morte por ingestão de cicuta

Sócrates foi um dos maiores pensadores do período clássico da Grécia Antiga. Acusado de corromper a juventude com a sua filosofia e introduzir novas entidades divinas, negando os deuses da pátria, foi condenado à morte por suas atividades.

Saiba mais
16/2/1785
Lavoisier sintetiza água à base de hidrogênio e oxigênio

Antoine-Laurent de Lavoisier (1743 - 1794), francês, é considerado o criador da química moderna por seus estudos sobre oxidação dos corpos, o fenômeno da respiração animal, análise do ar, calorimetria e conservação da massa, tendo feito o enunciado da Lei que ficou conhecida como lei de Lavoisier, que está diretamente relacionada à conservação de matéria durante uma transformação química ou física.

Saiba mais
16/2/1918
Lituânia declara sua independência

Primeira República Soviética a declarar sua independência, a Lituânia passou por momentos difíceis no período da Idade Média. No entanto, atingiu o status de nação poderosa entre os séculos XIV e XVI, quando junto com a Polônia formou a Comunidade Polaco-Lituana. O poderio não durou muito, pois a "sociedade" começou a se dissipar no final do século XVIII, sendo anexada ao Império Russo.

Saiba mais
16/2/1923
Aberta a tumba do faraó Tutankhamon

Tutenkhamon, faraó da 18ª dinastia do Antigo Egito, viveu apenas 19 anos, tendo morrido em 1324 A.C. Assumiu o trono quando tinha apenas 9 anos. Aos 10, casou-se e ficou conhecido na história como o faraó-menino.

Saiba mais
16/2/1959
Fidel Castro se torna chefe de governo de Cuba

Fidel Alejandro Castro Ruz (1926) governa Cuba desde 1959, como chefe de governo, e a partir de 1976 também como chefe de Estado. Em julho de 2006, delegou temporariamente seus poderes ao irmão Raúl Castro, por problemas de saúde

Saiba mais
Conteúdos relacionados
17/2/1673
Morre o escritor francês Moliére

Jean-Baptiste Poquelin, conhecido como Moliére, foi um dramaturgo francês considerado o pai da Comédia Francesa, sendo o autor mais interpretado do idioma francês. Nasceu em Paris, na data de 15 de janeiro de 1622 e morreu em 1673, na mesma cidade.

Saiba mais
18/2/1564
Morre o pintor Michelangelo

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni foi escultor, pintor e arquiteto. Nasceu em Caprese, na Itália, no dia 6 de março de 1475. Desde cedo manifestou seus dotes artísticos e suas primeiras obras atraíram a admiração de Lorenzo il Magnífico que o acolheu em seu palácio, onde entrou em contato com outros intelectuais do Círculo de Médici.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
18/2/1932
Pu Yi proclama o estado independente da Manchúria

Juntamente com as demais regiões da China, a Manchúria foi ocupada pelo antigo Império Manchu entre 1644 e 1911, quando foi estabelecida a república.

Saiba mais
19/2/1878
Thomas Edison patenteia o fonógrafo

Thomas Alva Edison (1847 – 1931) nasceu em Ohio e ficou parcialmente surdo em consequência da escarlatina. Essa dificuldade o alijou da escola vindo a ser educado por sua mãe. Desde cedo, manifestou grande interesse nas ciências.

Saiba mais
19/2/1986
A União Soviética lança a estação espacial MIR

A MIR foi a primeira estação espacial de pesquisa habitada de forma permanente, lançada pelo governo soviético. Foi projetada para operar, no futuro, com módulos especializados envolvendo questões de economia nacional e cientificas. Dos seis módulos, um foi destinado para a ocupação dos astronautas e outro para o abastecimento da espaçonave. Os demais, foram atribuídos aos laboratórios voltados para as pesquisas biocientíficas e astronáuticas.

Saiba mais
20/2/1567
Morre Estácio de Sá, explorador português

Estácio de Sá nasceu em Santarém, Portugal, em 1520. A família Sá adquiriu grande prestígio no Brasil, particularmente no Rio de Janeiro, onde seus descendentes se tornaram poderosos proprietários de terras e engenhos e importantes administradores.

Saiba mais
21/2/1848
Publicado o Manifesto Comunista

O Manifesto do Partido Comunista (Manifest der Kommunistischen Partei) foi encomendado pela Liga dos Comunistas a Karl Marx e Friedrich Engels em 1847 e publicado em 21 de fevereiro de 1848.

Saiba mais
21/2/1916
Começa a Batalha de Verdun, a mais longa e mais sangrenta da I Guerra Mundial

A Batalha de Verdun foi um dos combates mais sangrentos da I Guerra Mundial. Dois milhões de homens estiveram envolvidos nesta ocorrência que durou por um período de 10 meses e começou com uma ofensiva alemã contra Verdun, na fronteira francesa.

Saiba mais
21/2/1965
O líder nacionalista negro Malcolm X é assassinado

O americano Malcolm X ( 1925–1965) foi um militante negro, também conhecido como El-Hajj Malik El-Shabazz. Entrou para o movimento dos muçulmanos negros enquanto cumpria pena numa prisão. Ao ser solto, em 1952, se tornou ministro religioso.

Saiba mais
22/2/1512
Morre o explorador Américo Vespúcio

Américo Vespúcio nasceu em Florença, na Itália, no dia 9 de março de 1454. Foi um navegador que explorou parte do litoral atlântico da América do Sul, e confirmou a ideia de que as terras faziam parte de um novo continente e não da Ásia, como se acreditava anteriormente.

Saiba mais
22/2/1913
Morre o linguista Ferdinand de Saussure

Ferdinand de Saussure, linguista suiço, é considerado o fundador da linguística moderna. Estudou sânscrito na Alemanha, onde sofreu a influência dos neogramáticos, que buscavam renovar os métodos da gramática comparada.

Saiba mais
22/2/1989
Criação do IBAMA

Criado a partir da fusão de quatro órgãos governamentais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) foi fundado em 22 de fevereiro de 1989. 

Saiba mais
23/2/1954
Jonas Salk apresenta a vacina contra a Poliomielite

O imunologista norte-americano Jonas Edward Salk (1914-1995) foi o primeiro a desenvolver uma vacina contra a Poliomielite, em 1954. A doença, popularmente chamada de Paralisia Infantil, é causada por um vírus e pode ser transmitida de pessoa para pessoa por via oral — através de gotículas de saliva ou do contato com fezes contaminadas, o que é crítico em locais onde as condições sanitárias são inadequadas.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
24/2/1891
Promulgada a primeira Constituição republicana do Brasil

Logo após a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi convocada uma assembleia para a elaboração de uma nova Constituição e realização das eleições para a Assembleia Constituinte.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
24/2/1932
Voto feminino é aprovado no Brasil

Após uma longa luta, iniciada antes da Proclamação da República no Brasil, o direto ao voto feminino foi concedido. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O Código Eleitoral Provisório decretou que o direito fosse destinado apenas às mulheres casadas e viúvas e solteiras que tivessem renda própria. Essas estariam aptas a votar. O Código Eleitoral de 1934 acabou com as restrições ao voto feminino, entretanto ele era opcional, passando a obrigatório em 1946.

Saiba mais
25/2/1778
Nasce José de San Martin, o Libertador da América

José Francisco de San Martín nasceu em 25 de fevereiro de 1778, em Yapeyú, na Argentina. Filho de Tomasa María de las Mercedes e Escalada de San Martín, tornou-se um militar político com participação decisiva nas campanhas de independência do Chile, Peru e da própria Argentina.

Saiba mais
25/2/1841
Nasce o pintor impressionista Auguste Renoir

Pierre Auguste Renoir foi um importante artista plástico francês. Nascido em 25 de fevereiro de 1841 na cidade de Limoges, fez história participando do Impressionismo, movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX.

Saiba mais
25/2/1945
Morre Mário de Andrade

Um dos organizadores da Semana de Arte de Moderna, realizada em 1922, Mário Raul de Morais Andrade nasceu em 9 de outubro de 1893, em São Paulo. Ainda cedo, começou a trabalhar com literatura, escrevendo para jornais e revistas. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/2/1990
Violeta Chamorro é eleita presidente da Nicarágua, vencendo os sandinistas

A Nicarágua, país localizado na América Central, desde a sua independência, em 1826, viveu sob diversas ditaduras. A última delas sob o governo dos Sandinistas que surgiram no cenário político do país como a frente Sandinista de Libertação Nacional (FLSN). O objetivo da Frente era acabar com a ditadura anterior liderada pela família Somoza. Porém, após a revolução Sandinista, com o passar dos tempos, a Frente se mostrou tão ditatorial quanto o governo contra o qual lutou.

Saiba mais
26/2/1802
Nasce o escritor francês Victor Hugo

Poeta, escritor e novelista francês, Victor Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1802. Suas obras mais conhecidas são "Os miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame", que o renderam a nomeação, em 1841, para a Academia Francesa.

Saiba mais
26/2/1815
Napoleão Bonaparte foge do exílio na Ilha de Elba

Napoleão Bonaparte foi enviado a uma escola militar por seus pais aos dez anos de idade e aos 19 já era tenente da artilharia do exercito francês. Com a Revolução Francesa, pode alcançar seus objetivos de galgar maiores poderes. Ganhou diversas batalhas na Itália e na Áustria e aos 27 se tornou General.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
27/2/1985
Dia Nacional do Livro Didático

O Dia Nacional do Livro Didático tem como objetivo salientar a importância de uma das principais ferramentas utilizadas pelos professores. Visto como um instrumento de intercâmbio educacional, o livro didático é fundamental para a formação de um estudante. 

Saiba mais
28/2/1525
Morre Cuauhtémoc, último imperador asteca

Cuauhtémoc tornou-se imperador dos Astecas em 1520, após seu pai, Cuitlahuac, morrer em decorrência de uma epidemia de varíola que assolou Tenochtitlán — capital do Império.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
28/2/1953
Estabelecida a estrutura química do DNA

O ácido nucléico (DNA) é a parte mais importante da célula. Nele estão contidas informações vitais que são transmitidas às próximas gerações. O DNA coordena a fabricação das células, bem como a fabricação de outros elementos que as compõem, como as proteínas. Qualquer alteração na sua estrutura pode provocar consequências graves, já que sua destruição leva à morte celular. Além disso, mudanças no DNA das células em organismos multicelulares produzem variações nas características da espécie.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
29/2/2004
Jean-Bertrand Aristide, presidente do Haiti, deixa o poder

Jean-Bertrand Aristide, político e ex-padre católico haitiano, esteve à frente da presidência do Haiti por três vezes, em 1991, de 1994 a 1996 e de 2001 a 2004. Em 1990, foi o vencedor das primeiras eleições livres realizadas no país, mas só permaneceu no comando por oito meses devido a um golpe militar.

Saiba mais