Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

27

Fevereiro

28

Fevereiro

29

Fevereiro

01

Março

02

Março

03

Março

04

Março
1/3/1445
Nasce Sandro Botticelli, pintor italiano.

Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, mais conhecido como Sandro Botticelli, nasceu no ano de 1445, em Florença, na Itália. Filho de Smeralda Filipepi e Mariano di Vanni dei Filipepi, Botticelli é considerado um dos mais destacados pintores da segunda metade do século 15.

Saiba mais
1/3/1565
Fundada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Estácio de Sá, sobrinho do então governador-geral do Brasil, Mem de Sá, fundou entre os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a fim de defender a região contra os franceses, que a haviam invadido há dez anos, liderados por Willegagnon.

Saiba mais
1/3/1849
Nasce o compositor polonês Frédéric Chopin

Frédéric Chopin nasceu na Polônia e adquiriu uma cultura musical internacional. Filho de um francês, teve uma infância culta e aos seis anos passou a conhecer as obras de Bach e Mozart, apresentadas por seu professor de piano.

Saiba mais
1/3/1923
Morre Rui Barbosa

Rui Barbosa (1849-1923) é um dos mais destacados personagens da História do Brasil no período do final do Império e início da República. Dotado de inteligência privilegiada e grande capacidade de trabalho, atuou nos campos do direito, da diplomacia e da política. Participou das campanhas pela abolição dos escravos, pelo voto direto, pela República, defendeu a separação entre Igreja e Estado e foi o autor da primeira constituição da República, em 1891.

Saiba mais
1/3/1992
Bósnia-Herzegovina se torna independente

A Bósnia-Herzegovina era uma república iugoslava com regiões montanhosas, composta por uma população heterogênea e localizada no sudeste da Europa.

Saiba mais
2/3/1836
Texas se declara independente do México

Exploradores espanhóis foram os primeiros a visitar a região do atual Texas, estabelecendo-se em Ysleta, próximo a El Paso, em 1682. Os americanos começaram a se estabelecer ao longo do Rio Brazos, em 1821, quando o estado era controlado pelo México, que se tornara independente da Espanha.

Saiba mais
2/3/1931
Nasce Mikhail Gorbachov, presidente da União Soviética entre 1989 e 1991.

Nascido em uma família camponesa, Mikhail Sergueievitch Gorbachev ingressou no Partido Comunista no ano de 1952. Já em 1978, foi eleito Secretário de Agricultura no Comitê Central do Partido. Dois anos depois, se tornou o membro mais novo do Politburo, o comitê executivo dos partidos comunistas do Leste Europeu.

Saiba mais
2/3/1956
Independência do Marrocos

Situado no extremo noroeste do continente africano, o Marrocos, também conhecido como Reino de Marrocos, conquistou sua independência em 1956, quando Christian Pineau, ministro do Exterior da França e Si Bekkai, primeiro ministro marroquino, assinaram a declaração conjunta franco-marroquina que estabelecia laços de interdependência entre os dois países.

Saiba mais
3/3/1847
Nasce Alexander Graham Bell.

Graham Bell, inventor do telefone, nasceu na Escócia, em 1847. Desde cedo esteve ligado à temática da audição, pois sua mãe era surda e seu pai era um especialista em ensinar pessoas com problemas auditivos. Com cerca de 14 anos ele e seus irmãos construíram uma réplica do aparelho fonador.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/3/1918
Alemanha, Austria e Rússia assinam o Tratado de Brest-Litovsk.

Brest-Litovsk foi um tratado isolado de paz assinado entre Alemanha, Rússia e Áustria antes do final da I Guerra Mundial. Depois do armistício de 5 de dezembro de 1917, longas negociações foram conduzidas por Leon Trotsky, pela Rússia, por Richard von Kühlmann pela Alemanha e Count Ottokar Czernin pelo Império austro-húngaro, que também representava o Império Otomano e a Bulgária.

Saiba mais
3/3/1973
Salvador Allende vence as eleições presidenciais no Chile

Em 1970, Salvador Allende tornou-se o primeiro presidente de um país não-comunista a ser eleito com um programa marxista. Allende rapidamente estabeleceu relações com Cuba e com a República da China, introduzindo reformas marxistas econômicas e sociais e nacionalizando diversas empresas privadas.

Saiba mais
3/3/1996
Morre a escritora francesa Marguerite Duras.

Formada sob a influência da moderna narrativa norte-americana, a escritora francesa Marguerite Duras nasceu em 2 de Abril de 1914, em Saigão, Indochina, onde passou a infância e a adolescência, morrendo em 03 de março em 1996.

Saiba mais
4/3/1678
Nasce o compositor italiano Antonio Vivaldi.

Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741), sacerdote e compositor italiano, é considerado um dos precursores da música romântica e uma das influências na obra de Bach. Nascido em Veneza, na Itália, ganhou fama por suas composições barrocas e sua maestria musical. Compôs 770 obras, entre as quais 46 óperas e 477 concertos. Sua obra mais famosa é As Quatro Estações, de 1723.

Saiba mais
4/3/1865
Abraham Lincoln se torna presidente dos Estados Unidos

Nascido em 1809, Lincoln se formou em direito e em 1834 entrou para a política. Seu nome começou a ganhar destaque quando se candidatou a senador, por Illinois, pelo partido republicano e travou uma série de debates com o candidato democrata Stephen Douglas.

Saiba mais
4/3/1991
Entregue o Informe Rettig

Informe Rettig é o nome de um documento elaborado pela Comissão Nacional da Verdade e da Reconciliação onde estão registrados os nomes de 2025 pessoas detidas e desaparecidas durante o regime militar de Augusto Pinochet, no Chile, entre setembro de 1973 e março de 1990.

Saiba mais
5/3/1770
Massacre de Boston

O Massacre de Boston está relacionado à morte de cinco pessoas pela guarda metropolitana da Inglaterra ao tentar acabar com uma manifestação, na sua então colônia dos Estados Unidos, contra os Townshend Acts, uma série de medidas que aumentavam os impostos sobre produtos como o chá, o papel, tinta, e o vidro. As colônias americanas reagiram violentamente e os soldados ingleses entraram em confronto direto com a população .

Saiba mais
5/3/1827
Morre Alessandro Volta

Alessandro Giuseppe Antonio AnastasioVolta, nasceu na cidade de Como, próxima de Milão, na Itália, em 18 de fevereiro de 1745.

Saiba mais
5/3/1953
Morre Joseph Stalin, ditador soviético.

Joseph Vissarionovich Stalin (1879–1953) chefiou a União Soviética por 29 anos, desde a morte de Lênin, em 1924.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/3/2009
Dia Nacional da Música Clássica

Um decreto assinado no dia 13 de janeiro de 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reconheceu nacionalmente o dia 05 de março como o Dia Nacional da Música Clássica.

Saiba mais
6/3/1475
Nasce Miguel Angelo, pintor e escultor italiano.

Michelangelo, um dos maiores artistas plásticos italianos, nasceu em 6 de março de 1475, na cidade de Capresse.

Saiba mais
6/3/1928
Nasce o escritor Gabriel Garcia Marquez

Gabriel Garcia Marquez nasceu na cidade de Aracataca, na Colômbia.  Estudou em colégio jesuíta e anos mais tarde iniciou o curso de Direito, que logo foi abandonado em função de sua atuação como jornalista. No ano de 1961, Garcia Marquez recebe o Prêmio Esso de Literatura Colombiana e, em 1971 foi declarado "Doutor Honoris Causa" pela Universidade de Colúmbia, em Nova York. Já em 1972 recebeu o Prêmio Rômulo Gallegos e em 1981, a condecoração "Légion d'Honneur" (Legião de Honra) do governo francês.

Saiba mais
6/3/1937
Nasce Valentina Tereskova, primeira mulher astronauta.

A primeira astronauta do mundo nasceu em 6 de março de 1937, na cidade de Maslennikovo, Rússia. Valentina Tereskova, que não era militar, trabalhava numa fábrica têxtil e participava de um clube amador de paraquedismo, recebeu instruções específicas para a missão.

Saiba mais
6/3/1946
Ho Chi Minh assina um acordo com a França, que reconhece o Vietnã como um Estado autônomo

A república do Vietnã foi proclamada em setembro de 1945 e, em 1946, Ho Chi Minh, um líder nacionalista vietnamita, assinou um acordo com a França no qual o Vietnã passava a ser um Estado autônomo dentro da União Francesa. Diferenças com a França, no entanto, levaram ao rompimento do acordo. A guerra durou até 1954, culminando com a derrota francesa.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/3/1808
Chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro

Há mais de 200 anos a Família Real portuguesa desembarcou no Rio de Janeiro. A transferência da Corte para o Brasil foi motivada pela política expansionista do imperador francês Napoleão Bonaparte, cujas tropas, em 1807, já avançavam pelo interior de Portugal em direção a Lisboa. O país tornara-se um alvo em potencial da ofensiva francesa ao se recusar a aderir o bloqueio econômico imposto por Napoleão à Inglaterra — também conhecido como Bloqueio Continental.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/3/1876
Alexander Graham Bell recebe a primeira patente de telefone.

Alexander Graham Bell nasceu na Escócia e desde a junventude se interessava pelos processos da fala. Anos mais tarde, formou-se em linguista e professor de surdos-mudos. No final do século 19, Bell já alimentava o desejo de transmitir palavras à longa distância.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/3/1914
Fernando Pessoa cria o heterônimo Alberto Caeiro

Fernando Pessoa usou em suas obras diversos pseudônimos e heterônimos, além do próprio nome, para assinar várias de suas obras. Seus heterônimos tinham personalidade própria e características literárias diferentes. Alberto Caeiro é o mais objetivo deles, e eliminava todos os vestígios da subjetividade.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
8/3/1975
Dia Internacional da Mulher

Em 1975, as Nações Unidas definem o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

Saiba mais
9/3/1933
Sessão especial do congresso americano lança o New Deal

O plano New Deal foi um modelo alternativo de desenvolvimento econômico criado pelo governo de Franklin Delano Roosevelt, eleito em 1932.

Saiba mais
10/3/1629
Charles I dissolve o Parlamento inglês

A luta pelo poder travada por Charles I contra o Parlamento da Inglaterra tornou-se famosa. Defensor do direito divino dos reis, Carlos I nasceu no Palácio de Dunfermline em 19 de novembro de 1600 e em 2 de fevereiro de 1621 foi coroado. Ao longo de seu reinado, fez muitos inimigos, muitos deles do parlamento da Inglaterra, que foi dissolvido em 10 de março de 1929 pelo próprio Carlos I.

Saiba mais
10/3/1793
Início do período do terror na França, com a criação do Tribunal Criminal.

Encarregada de buscar e perseguir conspiradores durante o período da Revolução Francesa, a Comissão Extraordinária dos Doze, dita Comissão dos Doze, provocou o começo do Terror na França.

Saiba mais
11/3/1955
Morre Alexander Fleming, descobridor da penicilina.

A penicilina foi o primeiro antibiótico de sucesso usado contra bactérias e revolucionou a medicina. Doenças antes fatais como pneumonia, sífilis, gonorréia, febre reumática e tuberculose puderam se tornar curáveis.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
11/3/1990
Lituânia se declara um país independente

O parlamento da Lituânia, uma das ex-repúblicas socialistas soviéticas, declara o país báltico como estado livre e soberano, logo após separar-se de Moscou, à qual se anexara em 1940.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
11/3/2004
Atentado da Al-Qaeda em Madrid

Mais de 200 pessoas morreram e cerca de 1.400 ficaram feridas numa série de explosões a bomba, atribuídas à Al-Qaeda, no metrô de Madri, capital da Espanha.

Saiba mais
11/3/2011
Terremoto inicia risco de vazamento nuclear na usina de Fukushima, no Japão

Após um terremoto e uma tsunami acometerem o Japão, os riscos de uma catástrofe nuclear espalharam uma onda de terror pelo país e pela comunidade internacional. A onda gigante invadiu a Usina de Fukushima e desativou os geradores de emergência, que mantinham as bombas de água ligadas para resfriar os reatores. Como consequência, eles começaram a superaquecer devido à deterioração do combustível nuclear.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
12/3/1930
Gandhi inicia sua marcha em protesto contra o imposto do sal

Mohandas Karamchand Gandhi (1869–1948), político e líder espiritual hindu, estudou na Inglaterra e se formou em direito. Mudou-se para a África do Sul, onde se tornou um advogado de sucesso e líder da comunidade hindu nesse país, envolvendo-se também na luta contra a discriminação racial e aprofundando seus estudos filosóficos.

Saiba mais
12/3/1947
Lançada a Doutrina Truman

O fim da 2ª Guerra Mundial trouxe um declínio previsível dos países europeus, devastados pela guerra, e a ascensão dos Estados Unidos e da União Soviética.

Saiba mais
13/3/1781
Anunciada a descoberta do planeta Urano

Sir William Herschel, músico alemão da corte do rei Jorge III de Inglaterra, descobriu o planeta em 1781, utilizando um telescópio construído por ele mesmo.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/3/1930
Anunciada a descoberta do planeta Plutão

A existência de Plutão havia sido prevista por Percival Lowell (1855–1916), quando verificou irregularidades nas órbitas de Urano e Netuno e confirmada por Clyde Tombaugh (1906–1997) , exatamente no mesmo lugar apontado por Lowell. Por isso o nome do planeta leva as iniciais do primeiro cientista (PL).

Saiba mais
Conteúdos relacionados
14/3/1879
Nasce Albert Einstein

Físico alemão, nascido na pequena cidade de Ulm. Na juventude sofreu com a rigorosidade da escola alemã e com os altos e baixos da vida financeira da família, além do preconceito anti-semita (Einstein era judeu). Passou a infância em Munique, onde desde pequeno demonstrava excentricidades para sua faixa etária: em vez de jogos infantis com outras crianças, preferia construir sozinho complicadas estruturas de cubos de madeira.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
14/3/1883
Morre Karl Marx

Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Tréveris ou Trier, à época pertencente ao Reino da Rússia. Era um dos sete filhos de uma família judia.

Saiba mais
15/3/62
Dia Mundial do Consumidor

No dia 15 de março de 1962, o presidente John Kennedy enviou ao Congresso Americano uma mensagem que reconhecia os direitos do consumidor, quanto à segurança, à informação, à livre escolha dos produtos e o direito a ser ouvido e, por isso, essa data foi escolhida como o Dia Mundial do Consumidor.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/3/37
Morre Tibério, Imperador de Roma.

Tiberius Claudius Nero Caesar foi o segundo imperador romano. Ele era oriundo da família aristocrata romana Claudii, sendo filho do magistrado Tibério Cláudio Nero e de Livia Drusilla. Nasceu em Roma, no dia 16 de novembro de 42 a.C.

Saiba mais
16/3/1789
Nasce George Simon Ohm, físico alemão a quem se atribui Lei de Ohm.

Em 16 de março de 1787 nasceu Georg Simon Ohm, matemático e físico alemão que se destacou ao desenvolver pesquisas no campo da Física. Ele se dedicou ao estudo da Física desde cedo, se formou na Universidade de Erlangem e se tornou professor mais tarde. Georg Ohm teve grande êxito nas investigações científicas em torno dos fenômenos eletrocinéticos, esclarecendo as diferenças entre eletricidade térmica e galvânica e, também, entre intensidade e quantidade de eletricidade.

Saiba mais
16/3/1926
Lançado o primeiro foguete movido a combustível líquido.

Robert Hutchings Goddard, um engenheiro e físico norte-americano, foi o pioneiro na concepção de foguetes movidos a combustível líquido. Ao longo da sua carreira ele construiu diversos foguetes pequenos e se destacou no desenvolvimento desta tecnologia.

Saiba mais
17/3/108
Morre Marco Aurélio, imperador de Roma.

Marco Aurélio Antonino, mais conhecido como imperador-filósofo, nasceu em 161 e morreu em Viena, em 17 de março de 180.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
18/3/1584
Morre Ivan, O Terrível

Ivan IV, mais conhecido como Ivan, O Terrível, foi o primeiro governante russo a usar o título de czar, após ser coroado em 1947. Ele conquistou o título depois que comandou a expulsão dos tártaros da rota comercial do Mar Cáspio. Ivan teve uma infância difícil, uma vez que aos 3 anos perdeu seu pai e aos 8, sua mãe morreu envenenada.

Saiba mais
19/3/1534
Nasce José de Anchieta

José de Anchieta (1534-1597), missionário católico, poeta, teatrólogo e gramático. Padre jesuíta, poeta, teatrólogo e gramático, nascido nas Ilhas Canárias, de família rica e de origem basca pelo lado paterno. Filho de Juan Lopez de Anchieta, revolucionário que lutou contra o Imperador Carlos V, na Espanha. A mãe era filha de judeus novos e o pai judeu convertido.

Saiba mais
19/3/1604
Nasce D. João IV, rei de Portugal.

D. João IV, rei de Portugal, nasceu em Vila Viçosa no dia 19 de março de 1604. Assumiu o trono depois que foi escolhido pelos obreiros da Restauração. Ele foi o vigésimo primeiro rei de Portugal e o primeiro da Dinastia Bragança, a qual fundou. Foi o líder da restauração da independência de Portugal em relação à Espanha, sendo, a partir de então, aclamado rei.

Saiba mais
19/3/1859
Charles Darwin concluiu a obra "A Origem das Espécies".

Nome completo da obra: "Sobre a origem das espécies através da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida".

Saiba mais
Conteúdos relacionados
19/3/1898
Morre João da Cruz e Sousa, poeta brasileiro

Nascido em 24 de novembro de 1861, em Desterro (atual Florianópolis - SC), Cruz e Sousa é um dos mais conhecidos representantes do movimento Simbolista no Brasil.

Saiba mais
20/3/1727
Morre o físico Isaac Newton

Isaac Newton, cientista, filósofo e matemático inglês, foi o autor do livro Principia que descreveu os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, um marco na história da Ciência. Dedicou-se ao estudo da filosofia de Aristóteles e Descartes e, posteriormente, se aprofundou na Matemática, Ótica, Física e Astronomia.

Saiba mais
20/3/1904
Nasce o psicólogo Burrhus Frederic Skinner

Burrhus Frederic Skinner nasceu, nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1904. Era uma criança estudiosa e tinha o hábito de estocar pequenos animais para treiná-los. Fez doutorado na Universidade de Harvard, em 1931, e se tornou um cientista e professor excepcional.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
20/3/1953
Morre o escritor Graciliano Ramos

Graciliano Ramos, escritor brasileiro, é um dos grandes nomes da segunda geração do Modernismo do país. Nasceu no sertão de Alagoas e morou nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE). Durante a sua juventude enfrentou a seca e o comportamento rígido do pai.

Saiba mais
20/3/1990
Namíbia se torna um país independente

O território da Namíbia se tornou colônia alemã em 1884 e era conhecida como África Setentrional, por sua localização no sudeste do continente africano. Entre 1904 e 1908 tropas germânicas massacraram dezenas de milhares de pessoas da etnia herero, que haviam se revoltado contra a colonização.

Saiba mais
21/3/1685
Nasce o compositor alemão Bach.

Johann Sebastian Bach, organista e compositor alemão do período barroco, é considerado por muitos o maior compositor da história, pela extensão de sua obra, precisão técnica e profundidade intelectual. Ele ficou órfão cedo e foi criado pelo irmão mais velho, o organista Johann Cristoph Bach, que deu as primeiras orientações sobre a educação musical.

Saiba mais
21/3/1965
Martin Luther King lidera a Marcha de Direitos Civis

Martin Luther King Jr nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade americana de Atlanta, na Georgia. Filho primogênito de um pastor batista e de uma professora, uma típica família de negros norte-americanos de classe média.Assim como seu pai, tornou-se pastor formando-se em teologia e, posteriormente, cursando pós-graduação. Seus estudos sempre foram voltados para temas de filosofia e de protesto não violento e suas ideias sofreram muitas influências do líder hindu Mahatma Gandhi.

Saiba mais
21/3/1966
Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Nesta mesma data, em 1960, a polícia da África do Sul disparou contra uma multidão que fazia uma manifestação pacífica, na cidade de Sharpeville, contra as leis do apartheid.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
22/3/1832
Morre o escritor alemão Goethe

Johann Wolfgang von Goethe foi um famoso escritor e filósofo alemão. Ele iniciou uma corrente literária conhecida como Sturm und Drang, que significa Tempestade e Ímpeto, precursora do romantismo alemão.

Saiba mais
22/3/1895
Os irmãos Lumiére apresentam o cinema

Em 22 de março de 1895, os irmãos Auguste Lumière e Luis Lumière fizeram a primeira apresentação de cinema, usando o filme de celuloide. Eles são conhecidos como os irmãos Lumière, os pais do cinema.

Saiba mais
22/3/1993
Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de alertar a sociedade para a insuficiência crescente desse ativo vital para a humanidade, além de incentivar a criação de soluções para o problema.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/3/1950
Dia Mundial da Meteorologia

As instituições enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) celebram hoje o Dia da Meteorologia. A escolha da data é baseada no dia da criação da OMM, que aconteceu em 23 de março de 1950.

Saiba mais
24/3/1603
Morre a Rainha Elizabeth I, após mais de 40 anos de reinado

Chamada de “A Rainha Virgem”, Isabel I foi rainha da Inglaterra e Irlanda entre 1558 e 1603, governando um país dividido por questões religiosas. Logo no início do reinado restabeleceu o protestantismo, retomou a Igreja Anglicana inglesa  e perseguiu os católicos e membros da seita presbiteriana dos puritanos.

Saiba mais
24/3/1905
Morre o novelista Júlio Verne

Jules Gabriel Verne, mais conhecido como Júlio Verne, foi um escritor francês que é considerado o pai da ficção científica. Ele se destacou no cenário literário internacional ao escrever novelas de aventuras.

Saiba mais
24/3/1982
Dia Mundial Contra a Tuberculose

Até a metade do século XIX a tuberculose não era reconhecida como uma doença infecciosa. Quando o cientista Robert Koch descobriu, em 24 de março de 1982, a bactéria que denominou de Mycobacterium Tuberculosis, conseguiu demonstrar o caráter infeccioso e transmissível da doença, a partir do qual se traçaram os princípios de tratamento. A bactéria recebeu o nome de bacilo de Koch em homenagem ao cientista.

Saiba mais
25/3/1824
Outorgada a primeira Constituição do Brasil

Com a independência do Brasil, a nação precisava ter sua própria Constituição, que foi outorgada no dia 25 de março de 1824. Os dispositivos eram  de ordem política e eleitoral  e por isso, ela se tornou o marco inicial do direito eleitoral brasileiro.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/3/1957
Estabelecida a Comunidade Econômica Europeia pelo Tratado de Roma

No dia 25 de março de 1957, um acordo entre Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Holanda e a então Alemanha Ocidental criou a Comunidade Econômica Europeia (CEE), informalmente conhecida como Mercado Comum.

Saiba mais
26/3/1827
Morre Ludwig von Beethoven, compositor alemão.

Nascido em Bonn, na Alemanha, em 16 de dezembro de 1770, Beethoven foi compositor erudito alemão. Seu avô foi maestro regente na Capela Arquiepiscopal de Colônia. O pai, Johhan, foi tenor na mesma capela e foi quem ensinou a Beethoven as primeiras lições de música. Tendo notado o talento do filho, ele quis afirmar o menino como prodígio e o obrigava a estudar música várias horas por dia. A mãe já era casada pela segunda vez, e tinha ao todo oito filhos, sendo sete irmãos legítimos do compositor.

Saiba mais
26/3/1953
Criada a primeira vacina contra pólio.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus. Em 1947, a Fundação Nacional para a Paralisia Infantil pediu para o epidemiologista Jonas Edward Salk estudar a cura da poliomielite e cinco anos depois vieram os primeiros resultados da pesquisa. 

Saiba mais
26/3/1979
Assinado acordo de paz entre Egito e Israel

Sob intervenção da diplomacia dos Estados Unidos, os líderes do Egito e de Israel assinaram acordo de paz em Washington D.C., finalizando um período de 30 anos de conflitos. Ou seja, o então presidente egípcio Anwar el-Sadat e o primeiro-ministro de Israel, Menachen Begin findaram os impasses.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
26/3/1991
Tratado de Assunção cria o Mercosul.

Em 26 de março de 1991 foi assinado o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul (Mercado Comum do Sul), um acordo de livre comércio entre países, que visa eliminar barreiras comerciais, políticas e sociais entre seus membros. Todavia, a articulação política que gerou o bloco começou em 1985, entre Brasil e Argentina.

Saiba mais
27/3/1940
Durante a 2ª Guerra, começa a construção de Auschwitz

No 27 de março de 03 de 1940, durante a II Guerra Mundial, Heinrich Himmler, membro do partido nazista, ordenou a construção do campo de concentração de Auschwitz, ao sul da Polônia.

Saiba mais
27/3/1962
Inauguração da Ponte Internacional da Amizade, ligando Brasil e Paraguai.

A Ponte da Amizade tem aproximadamente 553 metros, fica na BR-277 e passa sobre o Rio Paraná. Em uma das margens está a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e na outra está a paraguaia Ciudad de Leste, de livre comércio e sem impostos.

Saiba mais
28/3/1936
Nasce o escritor Mario Vargas Llosa

Jorge Pedro Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, no Peru. Seus pais já estavam separados quando nasceu, e só viria a conhecer o pai aos dez anos. O encontro significou uma mudança na sua educação e Llosa ingressou no colégio militar.

Saiba mais
28/3/1939
Termina a Guerra Civil Espanhola.

A Guerra Civil espanhola, entre 1936 e 19339, envolveu de um lado as forças do nacionalismo e do fascismo, aliadas às classes conservadoras dos latifundiários, ao Exército e à Igreja e do outro lado a frente popular que formava o Governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e os partidários da democracia.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
28/3/1968
Morte do estudante Edson Luís, um símbolo na causa estudantil

O estudante Edson Luís de Lima Souto foi morto durante conflito entre estudantes e policiais no restaurante Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. O Calabouço era um restaurante popular, mantido pelo governo, para atender os estudantes e se tornou um foco importante de oposição ao regime militar instaurado em 31 de março de 1964.

Saiba mais
29/3/1549
Fundação de Salvador, primeira capital do Brasil

Salvador foi capital brasileira por 214 anos, entre 1549 e 1763. Sua escolha foi determinada pela posição estratégica que a Baía de Todos os Santos representava para os navegadores portugueses, já que por ali escoava a maior parte do pau-brasil extraído.

Saiba mais
29/3/1941
Morre a novelista britânica Virginia Woolf

Virginia Woolf nasceu, em 1882, na cidade Londres, capital da Inglaterra. Ela foi uma renomada escritora inglesa e desde cedo teve uma privilegiada educação ao frequentar o mundo literário.

Saiba mais
30/3/1746
Nasce o pintor Francisco de Goya.

Em 30 de março de 1746, Francisco José de Goya y Lucientes, mais conhecido como Francisco Goya, nasceu na cidade espanhola Fuendetodos. Considerado um dos maiores pintores espanhóis, Goya, retratou vários temas em suas pinturas: paisagens, cenas mitológicas, religião, imaginário, guerras, homens, mulheres, deuses, demônios e feiticeiros.

Saiba mais
30/3/1853
Nasce Vincent Van Gogh, pintor holandês.

Em 1853 nasceu na Holanda o renomado pintor Vincent Van Gogh. Ele é considerado um dos principais representantes da pintura mundial e destacou-se por ser uma figura do pós-impressionismo. 

Saiba mais
30/3/1981
Ronald Reagan é ferido em atentado

Em 30 de março de 1981, apenas 69 dias após a posse, o então presidente americano, Ronald Reagan, sofreu um atentado em frente ao Hilton Hotel, em Washington, D.C.

Saiba mais
31/3/1596
Nasce o matemático francês René Descartes.

René Descartes nasceu em 31 de março de 1596, na França, na comunidade de La Haye en Touraine, e faleceu em Estocolmo no dia 11 de fevereiro de 1650. Foi um importante filósofo, físico e matemático e ainda na escola demonstrava sua predileção pela matemática.

Saiba mais
31/3/1889
A Torre Eiffel é aberta oficialmente.

A Torre Eiffel, símbolo de Paris e da França, foi aberta oficialmente em 1889. A torre, com mais de 300 metros de altura, é estruturada com peças de metais unidas por rebites. Recebeu este nome em homenagem ao seu idealizador, o engenheiro Gustave Eiffel.

Saiba mais
31/3/1959
Dalai Lama pede asilo político à índia.

Dalai Lama, monge budista Tibetano, ao longo da sua vida buscou uma solução pacífica para os problemas sino-tibetanos. O líder lutava pela independência e preservação da cultura do seu país.

Saiba mais
31/3/1964
Golpe derruba o Presidente João Goulart e instaura a ditadura militar no Brasil

Um movimento político-militar derrubou o presidente João Goulart em 31 de março de 1964, iniciando uma ditadura militar que se estenderia até 1985.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
31/3/1991
Dissolução do Pacto de Varsóvia

O pacto de Varsóvia, também chamado de Tratado de Varsóvia, foi uma aliança militar dos países do bloco soviético da Europa oriental, com o intuito de fazer frente à OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte - vista por eles como uma ameaça.

Saiba mais