Que Dia é Hoje?

Cada dia é especial para a história. Veja neste calendário o que aconteceu nesta mesma data, anos atrás.
Janeiro
Fevereiro
Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro

29

Julho

30

Julho

31

Julho

01

Agosto

02

Agosto

03

Agosto

04

Agosto
1/8/1843
Dia Nacional do Selo

No dia 01 de agosto, de 1843, o Brasil emitiu o seu primeiro selo postal. Esta ideia de identificação das cartas foi implementada aqui no Brasil por D. Pedro II,  no entanto, a Inglaterra foi o país precursor.

Saiba mais
1/8/1900
O médico cubano Carlos Finlay torna público seu descobrimento do mosquito propagador da febre amarela.

O médico e pesquisador cubano Carlos Finlay consegue convencer a comunidade científica de que o mosquito Aedes Aegypti era o transmissor da febre amarela, uma perigosa doença que pode causar a morte rapidamente.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
1/8/1936
Adolf Hitler dirige a abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim

Adolf Hitler (1889 - 1945), fundador e líder do Nacional Socialismo (Nazismo) e ditador alemão. Em 1913, mudou-se para Munique e com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, juntou-se ao exército bávaro. A guerra despertou em Hitler um extremo nacionalismo e ele culpou a traição dos judeus e os marxistas pela derrota alemã.

Saiba mais
1/8/2015
Dia do Poeta de Cordel

No dia 1º de agosto é comemorado o Dia do Poeta de Cordel. A Literatura de Cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, que depois era impressa em folhetos simples. Este gênero literário chegou ao Brasil com os portugueses e tem sua origem com as cantigas dos trovadores medievais, que usavam versos para relatar as notícias da época.

Saiba mais
2/8/1921
Morre Enrico Caruso

 Maior tenor de todos os tempos, Enrico Caruso nasceu em 1873, em Nápoles, no sul de Itália. Estreou na ópera aos 21 anos e arrebatou multidões de fãs com seu padrão de voz poderoso e teatral.

Saiba mais
2/8/1922
Morre Alexander Graham Bell

 Graham Bell, inventor do telefone, nasceu na Escócia. Desde cedo esteve ligado à temática e a audição, pois sua mãe era surda e seu pai era um especialista em ensinar pessoas com problemas auditivos. Com cerca de 14 anos ele e seus irmãos construíram uma réplica do aparelho fonador.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
2/8/1945
Termina a Conferência de Potsdam

Na Conferência de Potsdam, os líderes das potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial estabeleceram as condições da rendição alemã.

Saiba mais
2/8/1990
Começa a Guerra do Golfo

Em agosto de 1990, o presidente iraquiano Saddam Hussein anexa o Kwait e o declara como a 19ª província do Iraque. George Bush, acreditando que o Iraque pretendia invadir a Arábia Saudita e assumir o controle das reservas de petróleo da região, organiza uma coalizão internacional para devolver a liberdade ao Kwait e restabelecer seu governo legítimo.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/8/1492
Cristóvão Colombo parte do Porto de Palos

Entre os anos de 1480 e 1484, Cristóvão Colombo teve acesso ao “Mapa de Tascanelli”, que descrevia a possibilidade de chegar à China tendo como direção o Ocidente. A rota deveria seguir pelo desconhecido “Mar Oceano”, como chamavam na época o Oceano Atlântico. Colombo fez vários cálculos e elaborou um plano que foi recusado por Portugal.

Saiba mais
3/8/1826
O Czar Nicolau I é coroado, em Moscou

Nicolau I (6/6/1796 - 2/3/1855), czar da Rússia e rei da Polônia. Durante seu governo, tentou eliminar os movimentos nacionalistas, perpetuar os privilégios do estamento aristocrático e impedir o avanço do liberalismo. Também reprimiu a insurreição decembrista, em 1825 e apoiou a Áustria no controle da Revolta Húngara de 1848, o que lhe valeu a alcunha de "O Guardião da Europa".

Saiba mais
3/8/1914
Começa a Primeira Guerra Mundial

O conflito militar que começou como um batalha entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia se transformou em uma batalha armada de escala europeia. Após a declaração de guerra austro-húngara se estender à Rússia, o conflito se tornou uma guerra mundial, da qual participaram 32 países, 28 deles denominados aliados ou potências associadas e entre elas, Grã Bretanha, França, Rússia, Itália e Estados Unidos, que lutaram contra a coalizão dos chamados Impérios Centrais, integrada pela Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/8/1940
URSS anexa os países bálticos

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi um estado socialista euro-asiático que existiu durante grande parte do século XX, entre o triunfo dos bolcheviques, na guerra civil que seguiu à Revolução Russa, em 1922, e sua autodissolução durante o governo de Mikhail Gorbachev, em 1991.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
3/8/1957
Malásia proclama a independência

 Desde quando foi descoberta em 1852, a Malásia era uma colônia britânica. No ínterim da segunda Guerra Mundial, especificamente entre 1942 e 1945, ela foi ocupada pelo Japão. Em 1948, o Reino Unido formou a Federação Malaia, que proclamou a sua independência em 1957. A Malásia, de fato, só viria a ser formada em 1963, quando se uniu com outras colônias britânicas, a saber: Sabah, Sarawak e Singapura, atual Cingapura.

Saiba mais
3/8/1977
Rachel de Queiroz é eleita para a Academia Brasileira de Letras.

A escritora Rachel de Queiroz foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.

Saiba mais
4/8/1578
Morre Sebastião I, rei de Portugal

Neto de D. João III e filho do príncipe Dom João e de D. Joana, filha de Carlos V, D. Sebastião, começou seu reinado em 11 de junho de 1557, logo após a morte de seu pai. Na época, o jovem tinha apenas três anos e meio de idade e logo foi aclamado rei. A respeito da regência durante a sua menoridade, reclamavam D. Henrique, tio-avô do jovem monarca e a avó, rainha viúva D. Catarina, tendo sido ela a assumir o cargo em virtude de um testamento deixado por D. João III.

Saiba mais
4/8/1789
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

 A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, realizada em 4 de agosto de 1789, foi inspirada na declaração da independência americana de 1776 e marcou o fim de uma era, o Antigo Regime. Ela foi implantada pelos representantes do povo francês, reunidos na Assembleia Nacional Constituinte, para garantir direitos e deveres inalienáveis da população. 

Saiba mais
4/8/1875
Morre o escritor Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor e poeta dinamarquês, famoso por seus contos para crianças, entre eles, "O Patinho Feio" e "O Soldadinho de Chumbo".

Saiba mais
4/8/1914
Alemanha invade a Bélgica e, em resposta, a Inglaterra declara guerra aos alemães

 Em agosto de 1914, o mundo conhece o seu primeiro grande conflito da história contemporânea, mais tarde denominado como a Primeira Guerra Mundial. Após a morte do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando pelos sérvios, em junho de 1914, a Áustria exigiu a demissão de políticos relacionados ao assassinato, o fechamento dos jornais e a perseguição de sociedades secretas. Mas, como se recusou em atender as exigências, a Sérvia teve seus domínios invadidos pelo império austríaco. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/8/1872
Nascimento de Oswaldo Cruz

Oswaldo Gonçalves Cruz nasceu em São Paulo, no município de São Luiz do Paraitinga, no dia 05 de agosto de 1872. Filho de um médico, o jovem Oswaldo Cruz entrou na faculdade de medicina com apenas 15 anos e no decorrer do curso se interessou pelo estudo dos microrganismos. Formou-se em 1892 na faculdade de medicina do Rio de Janeiro. 

Saiba mais
Conteúdos relacionados
5/8/1960
Independência de Burkina Faso

O Burkina Faso, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Antes de sua independência da França chamava-se Alto Volta. Sua capital é a cidade de Uagadugu. Pertencia à África Ocidental Francesa. Hoje em dia é considerado um dos países mais pobres do mundo.

Saiba mais
5/8/1963
Assinado tratado para proibição de testes nucleares

Durante a guerra fria, os EUA tiveram conflitos diplomáticos com Cuba e União Soviética. Em 1962, o governo americano, liderado pelo então presidente John Kennedy determinou o bloqueio naval de todos os mísseis destinados ao território cubano. Do outro lado, a pressão fez com que os soviéticos também recuassem.

Saiba mais
6/8/1776
Nasce Amedeo Avogadro

O conde Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro di Quaregua e Cerreto (1776 - 1856) foi um físico italiano.

Saiba mais
6/8/1806
Imperador Francisco II abdica, terminando com o Sacro Império Romano-Germânico

Francisco II (1768-1835), último imperador do Sacro Império Romano (1792-1806) e primeiro imperador da Áustria como Francisco I (1804-1835) e rei da Bohemia e da Hungria (1792-1835).

Saiba mais
6/8/1825
Independência da Bolívia

O Alto Peru, mais tarde conhecido como Bolívia, dependia do vice-reinado do Rio da Prata desde 1776. A proclamação da independência da Bolívia foi consolidada em 6 de agosto de 1825 e pôs fim ao poder espanhol na América Hispânica. Simón Bolívar, conhecido como o Libertador da América, foi o primeiro presidente da Bolívia.

Saiba mais
6/8/1881
Nasce Alexander Fleming

A penicilina foi o primeiro antibiótico de sucesso usado contra bactérias e revolucionou a medicina. Doenças antes fatais como pneumonia, sífilis, gonorréia, febre reumática e tuberculose puderam se tornar curáveis.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
6/8/1945
A primeira bomba atômica utilizada na guerra é lançada em Hiroshima

Hiroshima foi alvo da primeira bomba atômica lançada em uma área povoada. Cerca de 130 mil pessoas morreram e 90% da cidade foi destruída.

Saiba mais
6/8/1962
Independência da Jamaica

A Jamaica era habitada pelos índios Arawak quando Colombo chegou a ilha. O país permaneceu sob domínio espanhol até 1655, quando foi conquistada pelos ingleses. Os Arawaks foram dizimados por doenças e escravos negros foram importados para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. A escravidão foi abolida em 1807.

Saiba mais
6/8/1997
Primeiro encontro, em 76 anos, entre um líder britânico e um aliado do IRA.

Exército Republicano Irlandês (IRA), organização nacionalista que luta pela integração da Irlanda como uma unidade independente: organizado por Michael Collins, um dos rebeldes da Rebelião de Páscoa, o IRA tornou-se um braço militar do Partido de Sinn Féin.

Saiba mais
6/8/2001
Morre o escritor Jorge Amado

Jorge Amado, jornalista, romancista e memorialista brasileiro nasceu em Ferradas, Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Foi casado com a escritora Zélia Gattai com quem teve dois filhos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
7/8/1813
Simón Bolívar vence a Batalha de Boyacá, na Colômbia

A Batalha de Boyacá, na Colômbia, então conhecida como Nova Granada. Comandado por Simón Bolivar, o exército colombiano conquistou a independência definitiva do país frente à monarquia espanhola. Embora o país tenha sido oficialmente proclamado como independente em 20 de julho de 1810, a luta contra as forças reais ainda continuou por alguns anos.

Saiba mais
8/8/1863
Criação da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é uma instituição que tem como princípio básico socorrer feridos em guerras e vítimas de catástrofes naturais. Foi criada em 08 de agosto de 1863, por um grupo de suíços que se comoveram com o livro "Recordações de Solferino", de Henri Dunant, que descrevia cenas dramáticas da guerra.

Saiba mais
9/8/1945
Nagasaki é atingida pela bomba atômica lançada pelos americanos

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 9 de agosto de 1945, Nagasaki tornou-se alvo da segunda bomba atômica detonada em uma área habitada. Cerca de 75 mil pessoas morreram ou ficaram feridas e quase a metade da cidade foi devastada.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
9/8/1965
Singapura proclama sua independência

A República de Singapura é uma ilha do sudeste asiático. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha tornou-se parte do império japonês. Após a guerra, Lee Kuan Yew foi eleito primeiro-ministro. Seu partido, o Partido da Ação Popular, propôs a integração na Federação da Malásia, o que ocorreu em setembro de 1963.

Saiba mais
9/8/1995
Dia Internacional dos Povos Indígenas

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1995, o dia internacional do índio relembra a reunião de Genebra, onde grupos indígenas cansados de ter sua cultura dominada pela cultura do homem branco, se reuniram buscando a garantia de melhores condições de vida e seus direitos humanos, que eram marginalizados.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
10/8/1519
Primeira expedição de Fernando de Magalhães às Américas

A expedição, a serviço de Carlos I da Espanha, comandada por Fernando de Magalhães saiu a 10 de agosto de 1519 do Porto de Sevilha, levando uma tripulação de 237 homens.

Saiba mais
10/8/1830
Independência do Equador

10/8/1913
A segunda guerra dos Bálcãs termina com a assinatura do Tratado de Bucareste, entre Grécia, Sérvia, Montenegro e Romênia.

Entre 1912 e 1913 ocorreram duas guerras na península balcânica, envolvendo Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia e Bulgária contra a Turquia, antigo Império Otomano.

Saiba mais
10/8/2010
Brasil vota contra as sanções da ONU ao irã

Em 10 de agosto de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a resolução 1929 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que previa a aplicação de sanções contra o Irã por conta de seu programa nuclear. Na ocasião, o Brasil, membro temporário do conselho, votou contra. 

Saiba mais
10/8/2010
Fim da pandemia da gripe H1N1 que atingiu grande parte do globo

 A pandemia de gripe suína que atingiu grande parte do globo no início do ano de 2009, teve seu fim anunciado no dia 22 de agosto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conhecida oficialmente como gripe A (H1N1), a doença vitimou milhares de pessoas no mundo todo e deixou um rastro de medo em toda população.

Saiba mais
11/8/1827
Dia Nacional do Estudante

O dia do estudante celebra a busca pelo conhecimento e homenageia todos aqueles que procuram e desejam uma boa educação e crescimento pessoal.

Saiba mais
11/8/1920
O governo soviético reconhece a independência da Letônia

A República da Letônia é um país do noroeste da Europa, que fazia parte da União Soviética. É conhecida como um dos países bálticos, junto com Estônia e Lituânia. Entre os séculos XVIII e XIX, a Rússia ocupou o país e as regiões vizinhas. Com a Rússia devastada pela revolução e a Primeira Guerra Mundial, a Letônia declarou sua independência em novembro de 1918.

Saiba mais
11/8/1960
Chade torna-se independente

A República de Chade é um país da África Central. Em 1891, Chade tornou-se colônia francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi a primeira colônia a unir-se aos aliados. Em 1960, Chade foi transformado em um país independente. Em 1965, começou uma guerra civil, que durou até 1998.

Saiba mais
12/8/1851
Isaac Merrit Singer patenteia a máquina de costura

Isaac Merrit Singer (1811-1875) foi um inventor e industrial americano. Trabalhou como mecânico em diversas fábricas de Boston e, em 1851, construiu um tipo de máquina de costurar e a patenteou. Para sua fabricação em escala industrial, fundou a Singer Company, em Nova York.

Saiba mais
12/8/1898
Acordo de paz termina com a guerra hispano-americana

No final do século XIX, na América Latina, apenas Cuba e Porto Rico ainda estavam sob o domínio espanhol. Os americanos tinham interesse especial por Cuba, devido à grande produção de açúcar para o mercado mundial.

Saiba mais
12/8/1955
Morre Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura

Thomas Mann (1875-1955), escrito alemão, nacionalizado americano. Começou a escrever "Os Buddenbrooks", descrição da decadência de uma família burguesa, em uma viagem pela Itália. Nesta fase inicial de sua obra, voltou sua atenção para a relação conflituosa entre arte e vida, que abordou em "Tonio Kröger" e "Morte em Veneza".

Saiba mais
12/8/1978
Dia Nacional das Artes

No Brasil o dia 12 de agosto é dedicado à comemoração do Dia Nacional das Artes. A data celebra as atividades artísticas brasileiras e as diversas áreas que a contemplam, como a pintura, literatura, cinema, teatro, dentre outras. 

Saiba mais
12/8/1999
Dia Internacional da Juventude

Com o objetivo de estimular uma maior participação dos jovens no desenvolvimento do mundo, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1999 o Dia Internacional da Juventude. A instituição pretende através da data conscientizar e alertar os jovens para os desafios que irão enfrentar na vida adulta, envolvê-los nas questões sociais que os afetam e fazer com que contribuam para o progresso das sociedades em que vivem.

Saiba mais
13/8/1521
Os espanhóis dominam Tenochtitlán, marcando o fim do império asteca

Os Astecas, indígenas que dominavam o México Central na época da dominação espanhola, chegaram ao Vale do México vindos do norte no final do século XII. Até fundarem sua capital, Tenochtitlán, eram nômades.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/8/1926
Nasce Fidel Castro

Fidel Alejandro Castro Ruz tornou-se o dirigente máximo de Cuba em 1 de janeiro de 1959, quando, liderando a Revolução Cubana, derrubou o governo inconstitucional de Fulgêncio Batista.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
13/8/1937
Fundação da União Nacional dos Estudantes

Fundada em 13 de agosto 1937, a União Nacional dos Estudantes (UNE) é a mais importante representação estudantil do ensino superior no país. A entidade, que sempre teve uma preocupação com a política nacional, participou ao longo da história de inúmeras campanhas e manifestações sociais.

Saiba mais
13/8/1946
Dia Mundial do Rádio

A UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura adotou o dia 13 de fevereiro como Dia Mundial do Rádio, pois nesta data em 1946 a United Nations Radio, Rádio da ONU, transmitiu pela primeira vez seu programa para seis países simultaneamente.

Saiba mais
13/8/1961
A fronteira entre o leste e o oeste de Berlim é fechada

Na madrugada do dia 13 de agosto de 1961 foi construído o símbolo da rivalidade ideológica entre o lado leste e oeste na Alemanha.

Saiba mais
14/8/1917
Independência do Bahrein

O Bahrein é hoje uma das maiores potências petrolíferas do mundo. Localizado entre o Golfo Pérsico, o Qatar e a Arábia Saudita, ele compreende um arquipélago que recebe o mesmo nome e tem uma superfície total de apenas 692Km². Ao longo da História a região foi bastante cobiçada, primeiro por sua localização estratégica e, mais tarde, pelo seu potencial petrolífero descoberto em 1932.

Saiba mais
14/8/1945
O Japão se rende aos EUA, terminando com a Segunda Guerra Mundial

O primeiro contato que o Japão teve com o Ocidente foi em 1542, através de um navio português fora de curso que chegou à costa japonesa. Comerciantes portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses, além de missionários jesuítas, seguiram para o país.

Saiba mais
14/8/2015
Dia de Combate à Poluição

Para alertar a população dos males que a poluição pode ocasionar ao meio ambiente e formas de combatê-la, foi dedicado o dia 14 de agosto ao Combate à Poluição. É considerada poluição toda alteração de características biológicas, físicas e químicas de um ecossistema, que pode ocorrer pela retirada de elementos naturais ou inserção de lixo e resíduos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
15/8/1769
Nasce Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte (1769-1821), imperador da França. Napoleão, uma figura política notável do século XVIII, nasceu no dia 15 de agosto de 1769, em Córsega.

Saiba mais
15/8/1909
Morre o escritor Euclides da Cunha

Euclides da Cunha (1866-1909), escritor, jornalista e engenheiro brasileiro. Aos 18 anos Euclides publica seus primeiros artigos, fundando o jornal O Democrata. Em 1886, entra para a Escola Militar da Praia Vermelha e, em 1891, se forma na Escola Superior de Guerra. Desliga-se do Exército em 1896, passando a se dedicar à engenharia civil. Porém, continua a escrever artigos e em 1897 volta a colaborar com o jornal O Estado de São Paulo como correspondente, cobrindo a quarta expedição da Guerra de Canudos, campanha iniciada em 1893 por Antônio Conselheiro no interior da Bahia.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/8/1888
Morre Eça de Queiroz

Escritor português, considerado o maior romancista do país.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
16/8/2008
Morre Dorival Caymmi, cantor e compositor brasileiro

Dorival Caymmi foi cantor e compositor baiano. Em sua obra, exaltava a Bahia e suas paisagens, cores e ritmos.

Saiba mais
17/8/1850
Morre José de San Martín, um dos libertadores da América

José Francisco de San Martín (25/02/1778 - 17/08/1850), militar argentino, cujas campanhas foram decisivas para as independências da Argentina, Chile e Peru.

Saiba mais
17/8/1945
Indonésia proclama sua independência

A República da Indonésia é um grande arquipélago composto por 13.667 ilhas, situado entre a península do Sudeste Asiático e a Austrália, entre os Oceanos Índico e Pacífico.

Saiba mais
17/8/1946
Começa a Guerra Civil na Grécia

Em 1941, quando soldados alemães ocuparam a capital da Grécia, Atenas, durante a II Guerra Mundial, o rei George II fugiu para Londres. O combate durou até 1944, ano em que os nazistas foram expulsos.

Saiba mais
17/8/1960
Independência do Gabão

Gabão é um país do centro-oeste da África. Governado por presidentes autocratas desde sua independência da França, em 1960, Gabão introduziu um sistema multipartidário e uma nova Constituição no início dos anos 1990, que permitiu um processo eleitoral mais transparente e reformas das instituições governamentais.

Saiba mais
18/8/1850
Morre Honorato de Balzac

Honorato de Balzac (20/05/1799-18/08/1850) foi o romancista francês mais importante da primeira metade do século XIX e o principal representante do chamado romance realista. Incansável, elaborou uma obra monumental, a Comédia Humana, ciclo coerente de dezenas de romances, cujo objetivo foi descrever de modo quase exaustivo a sociedade francesa de seu tempo.

Saiba mais
19/8/1662
Morre Blaise Pascal

Blaise Pascal (19/06/1623 - 19/08/1662) foi físico, matemático e filósofo religioso francês.

Saiba mais
19/8/1839
Dia Mundial da Fotografia

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Fotografia. Neste dia, em 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo – antigo aparelho fotográfico desenvolvido pelo francês Louis Daguerre.

Saiba mais
19/8/1936
Morre Federico García Lorca

Este grande artista nasceu no dia 5 de julho de 1898, na província de Granada, Espanha. Cursou Direito, Filosofia e Letras na Universidade de sua cidade.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
19/8/1994
Morre Linus Pauling

Linus Carl Pauling (1901-1994), físico e químico americano, amplamente conhecido como o químico mais influente do século XX e um dos cientistas mais importantes de todos os tempos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
19/8/2003
Morre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello

O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello foi morto em um atentado terrorista à sede local da ONU, em Bagdá.

Saiba mais
20/8/1866
Fim da Guerra Civil Americana

A Guerra Civil Americana (1861-1865), também conhecida como Guerra da Secessão, foi o confronto mais sangrento da história dos Estados Unidos, matando mais cidadãos norte-americanos do qualquer outro.

Saiba mais
20/8/1934
Adolf Hitler assume a presidência da Alemanha

Adolf Hitler (1889-1945), político e ditador alemão. Como chefe do Partido Nacional Socialista Alemão, também chamado de Partido Nazista, dirigiu o governo do país de 1933 a 1945, ocupando sucessivamente os cargos de chanceler, chefe de governo e chefe de estado, governando como ditador a maior parte desse período. Ótimo orador e carismático, Hitler é considerado um dos mais influentes líderes da história.

Saiba mais
20/8/1968
A União Soviética e outras nações do Pacto de Varsóvia invadem a Tchecoslováquia

O Pacto de Varsóvia foi uma aliança de defesa mútua em caso de agressões militares, assinado em Varsóvia, Polônia, em 1955, por Albânia, Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia e União Soviética. Um comando militar unificado, com quartel general em Moscou, liderou as forças unidas.

Saiba mais
20/8/1991
Estônia torna-se independente

A Estônia é um país báltico localizado no nordeste da Europa, que se tornou independente pela primeira vez em 1920, após ter sido província do Império Russo, mas foi ocupado novamente pelos soviéticos em junho de 1940, durante a ditadura de Josef Stálin.

Saiba mais
21/8/1940
Morre Leon Trotsky, revolucionário russo

Leon Trotsky (1879-1940), revolucionário comunista russo, um dos principais líderes soviéticos.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
21/8/1959
Eisenhower transforma o Havaí no 50º estado norte-americano

O arquipélago, hoje conhecido como Havaí, foi descoberto em 1778 pelo navegador Britânico James Cook. Sua posição privilegiada o transformou num ponto de parada para viagens transpacíficas.

Saiba mais
21/8/1989
Morre Raul Seixas

Raul dos Santos Seixas nasceu em Salvador no ano de 1945 e foi um polêmico cantor e compositor brasileiro.

Saiba mais
22/8/1846
Dia do Folclore

É considerado folclore a reunião de tradições, costumes, lendas, provérbios e manifestações artísticas em geral que são preservadas por um povo através da tradição oral. A palavra folclore veio de dois termos do inglês, folk e lore, que significam povo e conhecimento.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
22/8/1910
Coreia é anexada ao Japão após 5 anos como Protetorado

O desenvolvimento capitalista do Japão iniciou-se com a "Revolução Meiji", a partir de 1868, que impulsionou o país à modernização industrial, nos moldes ocidentais, mas preservou as particularidades de sua cultura.

Saiba mais
22/8/1976
Morre Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi um médico, militar e político brasileiro. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil entre 1956 e 1961.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/8/1754
Nasce Luis XVI, rei da França

Luis XVI nasceu em 1754 e tornou-se Rei em 1774 após a morte de seu avô. Era casado com Maria Antonieta e ficou conhecido como um Rei fraco.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
23/8/1892
Morre Manuel Deodoro da Fonseca, o Marechal Deodoro

Primeiro presidente brasileiro, Manoel Deodoro da Fonseca nasceu em 1827, em Alagoas na cidade que hoje leva o seu nome.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
24/8/1954
Morre Getúlio Vargas

Getúlio Dornelles Vargas presidiu o Brasil durante dois períodos: entre 1930 e 1945 (do Governo Provisório ao Estado Novo) e, após eleições diretas,entre 1951 e 1954,quando, no dia 25 de agosto, suicidou-se com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/8/1825
Uruguai declara sua independência do Brasil

Antes de se tornar colônia europeia, o Uruguai era habitado pelos Charruas, povo nativo. O espanhol Juan Días de Solis visitou o Uruguai em 1516, mas os portugueses foram os primeiros a ocupá-lo quando fundaram o povoado Colônia do Sacramento, em 1680.

Saiba mais
25/8/1900
Nasce Friedrich Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), filósofo, psicólogo alemão.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/8/1923
Dia do Soldado

No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao aniversário de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
25/8/1944
Paris é liberada da ocupação nazista

Ocupada pelos nazistas desde Junho de 1940, Paris enfrentou graves problemas, como falta de gás, racionamento de energia elétrica e desabastecimento de alimentos: parte da população chegou a criar galinhas e coelhos para se alimentar. Paris, que outrora fora a capital das luzes, havia se tornado uma grande aldeia, pois suas ruas foram tomadas por charretes e bicicletas já que o metrô só operava durante a semana.

Saiba mais
25/8/1961
Renúncia do presidente Jânio Quadros

Jânio da Silva Quadros (1917-1992), foi o décimo sétimo presidente do Brasil com um mandato que iniciou em janeiro de 1961.

Saiba mais
26/8/1743
Nasce Antoine Lavoisier

Antoine-Laurent de Lavoisier (26/08/1743-08/05/1794), químico francês.

Saiba mais
26/8/1880
Nasce Guillaume Apollinaire, poeta francês

Guillaume Apollinaire, escritor francês. Publicou seu primeiro livro, O encantador en putrefacción, em 1909, baseado na lenda de Merlín e Viviane. Seus livros de poemas O Bestiário ou O Cortejo de Orfeu e Álcoois refletem a influência do simbolismo, ao mesmo tempo em que introduzem importantes inovações formais. Alistou-se como voluntário durante a Primeira Guerra Mundial. Morreu vítima de gripe espanhola, em 1918.

Saiba mais
26/8/1908
Nasce Salvador Allende, ex-presidente do Chile.

Salvador Allende nasceu em Valparaíso, embora tenha passado seus primeiros anos em Tacna. Estudou medicina na Universidade do Chile. Em 1927, foi eleito presidente do Centro Acadêmico da universidade e nesse período ingressou na maçonaria. Alguns anos mais tarde, participou da fundação do Partido Socialista Chileno.

Saiba mais
26/8/1914
Nasce o escritor Júlio Cortázar

Júlio Florêncio Cortázar (1914 - 1984). Escritor argentino nascido na Bélgica, filho de argentinos, foi morar na Argentina com 4 anos. Formado professor secundarista, trabalha em escolas no interior de Buenos Aires e, mesmo sem formação superior, leciona na Universidad de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, porém, renunciou ao cargo por conta da intervenção do governo nas universidades após o golpe de 1943. Em 1951, no mesmo ano em que Perón é reeleito presidente da Argentina, parte para a França para assumir uma bolsa de estudos franco-argentina. Trabalha como tradutor para a UNESCO e desenvolve um engajamento político muito forte, ligado às causas latino-americanas, nas décadas de 1960 e 1970. Morreu em 1984, de leucemia. Seu livro mais conhecido é o romance "O Jogo da Amarelinha" de 1963. Também autor de contos, é considerado um dos melhores no gênero. Seus contos estão reunidos em livros como: "Bestiário" (1951), "Final de Jogo" (1956), "Todos os Fogos o Fogo" (1966) e "As Armas Secretas" (1959).

Saiba mais
26/8/1936
Primeira transmissão mundial de TV

A primeira transmissão mundial de TV foi realizada pela empresa British Broadcasting Corporation, mais conhecida como BBC.

Saiba mais
26/8/1978
João Paulo I torna-se Papa

João Paulo I morreu um mâs após tornar-se Papa e foi sucedido por João Paulo II.

Saiba mais
26/8/2015
Escada Selarón é tombada por interesse histórico pela prefeitura do Rio de Janeiro

Reformada pelo chileno Jorge Selarón, a escadaria do Convento de Santa Teresa, que faz ligação do bairro com a Lapa, no Centro do Rio, foi tombada por interesse histórico pela prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto de lei é uma proposta de 2014, feita pelo vereador Jefferson Moura.

Saiba mais
27/8/1770
Nasce George Friedrich Hegel

George Friedrich Hegel, filósofo alemão, considerado um dos mais brilhantes pensadores da história. Entre suas obras, destacam-se Ciência da Lógica, A Filosofia da Religião e Histórias da Filosofia.

Saiba mais
27/8/1883
Erupção vulcânica na ilha de Krakatoa

Krakatoa, ilha da Indonésia. A erupção vulcânica de agosto de 1883 resultou em uma tsunami que matou mais de 36 mil pessoas.

Saiba mais
28/8/1828
Nasce Leon Tolstoi

Leon Tolstoi, famoso escritor russo. Autor de obras como Ana Karenina, Guerra e Paz e Ressurreição.

Saiba mais
28/8/1963
Martin Luther King faz o histórico discurso

Em 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C, Martin Luther King proferiu o histórico discurso popularmente conhecido como "I Have a Dream" ("Eu Tenho Um Sonho"), onde defendia a coexistência pacífica entre negros e brancos e pregava a paz e o fim de conflitos raciais.

Saiba mais
28/8/1981
Médicos começam a estudar a incidência de sarcoma de Kaposi em homossexuais

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é a agência de saúde pública dos Estados Unidos, responsável por administrar programas nacionais de prevenção e controle de doenças contagiosas. Ele também realiza pesquisas epidemiológicas e fornece consulta numa base internacional para o controle de doenças evitáveis.

Saiba mais
29/8/79
Destruição da cidade de Pompéia

A destruição da cidade de Pompéia, então com 20 mil habitantes, é ocasionada pelo vulcão Vesúvio, em 29 de agosto do ano de 79.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
29/8/1533
Atahualpa, último imperador dos Incas, é assassinado.

Atahualpa, filho favorito de Huayna Capac, Inca do Peru. Com a morte de seu pai (1525), recebeu o reino de Quito enquanto seu meio-irmão, Huáscar, legítimo herdeiro, herdou o resto do império Inca.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
29/8/1825
Portugal reconhece a independência brasileira

Após o pagamento da indenização de dois milhões de libras esterlinas,  o Tratado luso-brasileiro de reconhecimento é assinado e Portugal finalmente aceita a independência do Brasil.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
30/8/30
Cleópatra comete suicídio

Cleópatra, rainha do Egito, uma das maiores heroínas românticas da história. Filha de Ptolomeu XI, casou-se aos 17 anos com seu irmão mais novo, Ptolomeu XII. Cleópatra comandou uma revolta contra seu irmão e conseguiu o apoio de Júlio César. Ela conseguiu o reino, porém subordinado a Roma.

Saiba mais
Conteúdos relacionados
30/8/1848
Costa Rica proclama sua independência absoluta

Após proclamar sua independência da metrópole em 1821, a Costa Rica se uniu ao México até 1824. Ao se separar do México, a República Costa-riquenha se uniu à Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua para formar a Federação Centro-americana que foi dissolvida em 1838.

Saiba mais
31/8/1887
Thomas Edison patenteia o kinetoscópio

Thomas Edison (1847-1931), inventor americano. Gênio na aplicação prática de princípios científicos, Edison foi um dos maiores e mais produtivos inventores de seu tempo.

Saiba mais
31/8/1962
Independência de Trinidad e Tobago

Quando Trinidad foi explorada por Colombo, em 1498, era habitada pelos Arawaks, índios caribenhos habitavam Tobago. Trindad permaneceu sob posse espanhola, apesar de ataques de outras nações europeias, até que foi cedido à Grã-Bretanha em 1802.

Saiba mais