Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que quando ouvimos um barulho muito alto durante um determinado tempo, ficamos com um zumbido no ouvido depois que saímos no ambiente barulhento?

Se após exposição a sons com intensidade alta você permanecer ouvindo um “zumbido” por um período que pode ser curto ou prolongado, fique atento. Pode ter ocorrido algum tipo de dano nas delicadas células que constituem seu ouvido. Nosso ouvido é formado pelo ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.

Até chegar ao cérebro para ser interpretado, os sons passam por estas três estruturas da seguinte forma: as ondas sonoras entram  na orelha pelo conduto auditivo externo fazendo vibrar a membrana timpânica (ou tímpano).

As vibrações do tímpano são ampliadas no ouvido médio por três minúsculos ossos interconectados. Dentro do ouvido, a energia produzida pelas vibrações é transformada em impulsos nervosos. Estes impulsos nervosos viajam até o cérebro onde são interpretados como sons.

Qualquer lesão a estas partes pode produzir a perda da audição e uma das manifestações de que algum problema pode ter ocorrido em uma destas regiões é o zumbido. Portanto, cuidado. Apesar do ouvido humano ter a capacidade de perceber e interpretar ondas sonoras entre 20 a 20.000 Hz, intensidades acima de 80 decibéis podem causar perdas auditivas.




Veja também:

  • » Ondas
  • » Órgãos dos Sentidos
  • Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.