Você Sabia?

Veja respostas para curiosidades e situações do nosso cotidiano que envolvem o conhecimento científico.

Por que Mentos e Coca-Cola se torna uma mistura explosiva?

Certamente você já ouviu falar ou viu no Youtube o vídeo da experiência em que se mistura um tablete de pastilhas Mentos a uma garrafa de Coca-Cola e ocorre uma explosão, não é mesmo? Talvez você também tenha ouvido falar que essa mistura forma uma substância explosiva – alguns até deram nome a essa substância.

Será que ocorre realmente a formação dessa substância?

Na verdade, não. O que ocorre nesse experimento pode ser explicado baseado em dois fenômenos:

- Quebra da homogeneidade do sistema;

- Deslocamento de equilíbrio químico.

Você já reparou que os refrigerantes puros liberam bolhas de gás de um determinado ponto do copo, seja na sua parede, seja no fundo? Já reparou também que se introduzirmos uma colher ou outro material, a sua superfície também fica coberta de bolhas? Isso ocorre porque esses materiais possuem ranhuras, que quebram a homogeneidade do sistema, dando origem a pontos de formação dessas bolhas. A superfície da bala Mentos é cheia de ranhuras, o que favorece o aparecimento das bolhas de gás. Mas isso é só o começo...

A Coca-Cola, assim como os outros refrigerantes, possui gás carbônico dissolvido sob pressão. A pressão favorece a dissolução desse gás. Quando a pressão é diminuída, o gás é liberado, pois sua dissolução é desfavorecida. Você já deve ter reparado isso ao abrir a garrafa do refrigerante, não é?

Pois bem. A dissolução do gás carbônico ocorre na forma de um equilíbrio químico. Um equilíbrio químico pode ser deslocado quando a ele acrescentamos alguma substância já presente. Pelo Princípio de Le Chatellier, o sistema irá deslocar o equilíbrio no sentido de consumir aquela substância adicionada.

A bala Mentos possui, em sua composição, algumas substâncias ácidas, entre elas, podemos destacar o ácido cítrico. Como toda substância ácida, o ácido cítrico em solução aquosa libera íons H+. O que ocorre é o seguinte: ao colocarmos a bala Mentos na Coca-Cola, estamos adicionando H+ àquele sistema em equilíbrio.

Pelo Princípio de Le Chatellier, o sistema irá deslocar o equilíbrio no sentido de consumo desta substância, ou seja, para a esquerda.

Note que o CO2 encontra-se do lado esquerdo do equilíbrio. Portanto, sua formação é favorecida, e percebemos isso com aquela grande quantidade de gás sendo liberada. Os refrigerantes “light”, em geral, apresentam uma maior quantidade de gás carbônico dissolvido que os comuns. Por esse motivo, o efeito pode ser mais facilmente visualizado na Coca-Cola Light que na comum.

E agora? Que tal chuparmos um Mentos e bebermos aquela Coca-Cola bem gelada?

 

Veja também:

  • » Ácidos carboxílicos e ésteres
  • » Equilíbrio químico
  • Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.