Gabarito de Geografia

  • Abaixo estão listadas as questões apresentadas no simulado.
  • A alternativa correta está na parte branca, abaixo das questões.

    1) “O choque entre civilizações está substituindo a Guerra Fria como fenômeno central da política global.” (Samuel Huntington, 1994) A alternativa mais adequada ao texto corresponde às tensões entre:
    E) maioria hindu e minoria muçulmana na Índia, país que também está em conflito com o Paquistão, pela posse de Caxemira.
    2) “Assim é o Peru. Um país que só quem se aventura em conhecê-lo por dentro é capaz de descrever a beleza de sua selva, de suas montanhas cobertas de neve, de seus desertos de cores variadas, de seus exuberantes vales e de seus rios de muitas correntezas, que sangram as montanhas ao longe como se fossem grandes artérias brancas encravadas na terra.” Fonte: www.embperu.org.br Dentre os fatores responsáveis pela diversidade de paisagens encontradas no Peru, pode-se destacar a:
    D) variação extrema do relevo em função da presença da Cordilheira dos Andes, cuja altitude influencia a pluviosidade e cria climas e paisagens azonais.
    3) Os prognósticos elaborados pelos Centros Mundiais de Previsão de Clima divulgaram para o trimestre de fevereiro, março e abril de 2002, a continuidade das condições normais de temperatura das águas do Oceano Pacífico equatorial. Indicam, portanto, condições de chuvas e de temperatura próximas à média climatológica em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Fonte: Fórum Permanente de Monitoramento de Tempo e Clima no Rio Grande do Sul. O monitoramento do clima em escala mundial é importante na escala regional e local em função:
    B) da importância do comportamento climático para determinados setores da economia, como a agricultura, que buscam o conhecimento prévio dos fatores que podem influenciar a dinâmica das massas de ar como, por exemplo, a temperatura das águas oceânicas.
    4) Leia com atenção as características abaixo sobre o processo de desertificação: I. Trata-se de um fenômeno gradual, marcado pelo ressecamento do solo, que em dez ou vinte anos atinge níveis graves, considerando-se que a diminuição das áreas úmidas aumentará a fome. II. No Oeste Africano, as principais causas da desertificação são humanas, decorrentes da interação do uso da madeira (construção / confecção / fonte de energia) com o mau uso do solo (desmatamento / queimada / perda de nutrientes / erosão). III. É um fenômeno natural que atinge apenas as áreas de Clima Desértico, como o Saara e o Kalahari, famosos pela aridez climática. IV. A aridez, o empobrecimento e a degradação dos solos, a exemplo das voçorocas, não ocorrem nas áreas urbanas, pois são processos físicos decorrentes de práticas agrícolas. Apenas são verdadeiras as afirmações:
    A) I e II.
    5) Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminá-lo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...). Fonte: Adaptado de http://www.wwf.org.br Os problemas descritos referem-se ao domínio:
    E) do Pantanal.
    6) Leia o texto a seguir. “Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 12,6% dos lares brasileiros contavam com um microcomputador no ano passado, sendo que a maior concentração dos equipamentos era no sudeste do País e a menor no nordeste.” Fonte: http://www.networkexpress.com.br Assinale a alternativa que se relaciona diretamente ao texto apresentado.
    C) O território brasileiro diferencia-se quanto à densidade de sua rede técnica, que apresenta maior fluidez nas regiões de economia integrada aos fluxos internacionais e menor fluidez nas áreas de economia estagnada.