Gabarito de Química

  • Abaixo estão listadas as questões apresentadas no simulado.
  • A alternativa correta está na parte branca, abaixo das questões.

    1) O ferro metálico, quando exposto ao ar por um longo tempo, “enferruja”, ou seja, oxida-se, formando Fe2 O3 , de acordo com a equação química de óxido-redução: x Fe(s) + y O 2 (g) .z Fe 2 O 3 (s) Os valores de x, y e z são iguais, respectivamente:
    D 4, 3 e 2.
    2) Considere as afirmações seguintes sobre hidrocarbonetos: (I) Hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos somente de carbono e hidrogênio. (II) São chamados de alcenos somente os hidrocarbonetos insaturados de cadeia linear. (III) Cicloalcanos são hidrocarbonetos alifáticos saturados de fórmula geral Cn H2n . (IV) São hidrocarbonetos aromáticos: bromobenzeno, p-nitrotolueno e naftaleno.
    A I e III, apenas.
    3) A massa de dióxido de carbono liberada na queima de 80g de metano, quando utilizado como combustível,é: Massas molares, em g/mol: H = 1; C = 12; O = 16.)
    E 220 g.
    4) Cianogênio, um gás tóxico, é composto de 46,2% de C e 53,8% de N, em massa. A 27ºC e 750 torr, a massa de 1,04g de cianogênio ocupa um volume de 0,496L. Massas molares em g/mol: C = 12,0 e N = 14,0; PV = nRT; R .62 L ·torr ·mol –1 ·K –1 ; 0,0 ºC = 273 K.) A fórmula molecular do cianogênio é:
    D C 2 N 2
    5) Ao se misturar uma solução aquosa de iodeto de potássio com uma solução aquosa de nitrato de chumbo,ocorre a formação imediata de um precipitado amarelo. Aquecendo-se a mistura até próximo da ebulição,o precipitado é totalmente dissolvido, sendo formado novamente com o resfriamento da mistura até a temperatura ambiente. Quanto à fórmula do precipitado formado e à natureza termoquímica de seu processo de dissolução,pode-se afirmar com acerto que são, respectivamente:
    E PbI 2 - endotérmica
    6) Soro fisiológico contém 0,900 gramas de NaCl, massa molar = 58,5 g/mol, em 100 mL de solução aquosa. A concentração do soro fisiológico, expressa em mol/L, é igual a:
    D 0,154