FECHAR
Fechar


Durante os séculos XVI e XVII, as monarquias absolutas europeias caracterizavam-se pela concentração da autoridade política na pessoa do soberano que intervinha e controlava todas as esferas do Estado.

Fechar


Portugueses ou filhos de portugueses que possuíam interesses comerciais e negócios no Brasil.

Fechar


José Bonifácio: Político e cientista,foi muito influenciado pelas ideias liberais dos iluministas. Sempre aliou a formação filosófica ao interesse científico. Preocupava-se com o desenvolvimento de Portugal e suas colônias. Pretendia a superação do atraso em que se encontravam em relação aos países mais adiantados da Europa.

Em 1822, veio para o Rio de Janeiro como ministro e principal conselheiro do Príncipe regente Dom Pedro I. Percebeu o interesse das Cortes Portuguesas em manter o Brasil como colônia. Por temer a ação dos radicais republicanos, lutou para que o Brasil se encaminhasse para a Independência sob o regime monárquico constitucional. Foi de sua autoria o manifesto de 6 de agosto de 1822, dirigido às "nações amigas" em que, praticamente, rompia com Portugal. Após a Independência, em setembro daquele ano, continuou no governo. Mas, em 1823, rompeu com o D. Pedro, passando a fazer-lhe forte oposição na Assembleia reunida para elaborar a Constituição do Império.

A dissolução da Constituinte fez com que buscasse asilo na França. Retornou mais tarde, designado pelo próprio D. Pedro I, como tutor de seu filho menor, o futuro imperador D. Pedro II, quando abdicou do trono, em 1831.

José Bonifácio ficou conhecido como o "Patriarca da Independência", tendo despertado simpatias e ódios acalorados por sua ação política, suas ideias e ações, às vezes, autoritárias. Defendia a extinção do tráfico negreiro, a extinção gradual da escravidão, a incorporação dos indígenas à sociedade e o fim do latifúndio. Defendeu, ainda, o uso racional das terras e sua redistribuição, quando não aproveitadas. Combateu o recurso aos empréstimos externos para cobrir os gastos públicos.

Fechar


" ...pedimos eleições diretas... Só por elas é que se pode dizer que o Povo nomeou os seus representantes. (...) Que razões podemos dar, ... para roubar aos indivíduos o direito de nomear aqueles que os hão de representar na fundação daquilo que eles têm de mais caro, quero dizer, direitos naturais e imprescritíveis..."

fonte:Costa, Emília Viotti. Introdução ao Estudo da Emancipação Política do Brasil."

Fechar


"Nas reformas deve haver muita prudência, se conhecer o verdadeiro estado dos tempos, o que estes sofrem, que se reforme, e o que deve ficar antigo. Nada se deve fazer aos saltos, mas tudo por graus, como obra da Natureza."

fonte: Souza, Otávio Tarquínio de O pensamento vivo de José Bonifácio.

Fechar


"As revoluções que se operam no Brasil e no Rio de Janeiro não tiveram a menor influência sobre os habitantes desta zona paulista; mostram-se absolutamente alheios...; a mudança de governo não lhes fez mal nem bem, por conseguinte não tem o menor entusiamo..."

(Auguste Saint-Hilaire. Segunda Viagem ao Rio de Janeiro a Minas Gerais e São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia.)

História >> Independência do Brasil

Página 1 de 9

Página 2 de 9

Página 3 de 9

Página 4 de 9

Página 5 de 9

Página 6 de 9

Página 7 de 9

Página 8 de 9

Página 9 de 9

VEJA TAMBÉM: