O Afeganistão

Você sabe onde fica o Afeganistão?

Ele está nos jornais todos os dias, e você não sabe onde ele fica? Vamos descobrir?

O Afeganistão é um país da Ásia Central que faz fronteira com o Irã, o Paquistão, o Uzbequistão, o Tajiquistão, o Turcomenistão e a China.

 

Este material é parte integrante do Atlas Mundial Encarta 2000 e tem sua utilização autorizada pela Microsoft Informática Ltda.

Mas que país é esse? Qual a sua história? Como é sua geografia?

A história do Afeganistão é muito atribulada e cheia de guerras, golpes, revoluções e invasões sucessivas.

O relevo é predominatemente montanhoso, e podemos destacar a cordilheira do Hindu Kush. A passagem Khyber - importantíssima na Rota da Seda - está localizada nessa cordilheira.

Possui um clima bem rigoroso (subtropical árido). A variação anual de temperatura é muito grande; enquanto no verão há áreas que alcançam incríveis 48°C, outras áreas alcançam -26°C no inverno.

Quem é e como se comporta esse povo guerreiro? Devem ser pessoas ferozes, concorda?

Os povos afegane são reconhecidos como gentis e hospitaleiros. Um afegane sempre oferece a sua própria casa para o pernoite de um viajante, mesmo que possua pouco para dividir. Ah! Também é costume servir sempre o dobro daquilo que é necessário para a refeição. Ao mesmo tempo são povos muito, muito mesmo, orgulhosos e determinados. Durante a guerra contra os soviéticos, eles puderam comprovar sua determinação.

Estranhou o plural quando falamos em povo?

É que não existe apenas um povo no Afeganistão. O país é um verdadeiro caldeirão étnico. Não existe uma identidade nacional afegane, pois existem muitos povos, muitas identidades nesse país.

Vamos conhecer esses povos?

Pashtus, Tadjiques, Uzbeques, Hazaras, Nuristanis, Aimaques, Baluques, Brahais e Jat Gujls.

Que nomes tão diferentes, não é mesmo?

Você sabia que a ex-União Soviética já tentou invadir o país?

É sabido que a estratégia militar soviética era fundamentada na idéia de que, dominando-se as cidades, os afeganes estariam derrotados. Seguiram essa idéia por dez longos anos e sofreram a primeira derrota em toda a sua história. Um afegane possui imenso orgulho de ser quem é, de ter nascido onde nasceu e da história que há por trás de cada pedra, árvore, arbusto e rosto em seu país.

Ainda querendo saber mais? Então, clique aqui!