Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Mayaro

09/11/2016 · 10:54 · atualizado em 01/02/2021
Depois da dengue, zika e chikungunya, novo vírus já causa preocupação.

Se já não bastasse a dengue, a zika e a chikungunya os brasileiros agora terão outro motivo para se preocupar. Um novo tipo de vírus, que pode provocar graves consequências no organismo humano, já está dando sinais de alerta para a comunidade científica. Trata-se do mayaro, vírus descoberto pela primeira vez em 1954, nas regiões silvestres nos arredores da Amazônia, mas que recentemente foi identificado no Haiti, em uma criança de 8 anos de idade que relatava dores abdominais e febre.

Segundo pesquisadores da Flórida, o vírus pode estar se espalhando pelo continente e provavelmente já se adaptou.

Mas o que isso quer dizer?

Quando foi descoberto, o mayaro só podia ser transmitido através de mosquitos vetores silvestres. Atualmente, já se sabe que pode ser passado também por mosquitos urbanos, como o Aedes albopictus e pelo nosso maior vilão, o Aedes aegypti, que está em território nacional.

A contaminação pelo mayaro, que também provoca um tipo de febre, é bem semelhante aos sintomas da chikungunya. Como são parecidos, o diagnóstico da doença fica mais difícil de ser identificado através do quadro clínico. Apenas por meio de exames laboratoriais específicos é que se pode diferenciá-las.

Relembrando...

- Dengue

A dengue é uma doença aguda provocada por um vírus que penetra no organismo através da picada do mosquito infectado Aedes aegypti. Em geral, evolui com rapidez e, se não tratada corretamente, pode trazer consequências mais graves, principalmente no caso de crianças. Não é contagiosa, por isso não há perigo de transmissão por contato direto com um doente ou com suas secreções, nem através de fontes de água, alimento ou objetos.

- Zika Vírus

É um arbovírus (da família flavivírus) transmitido através da picada do mosquito – que também transmite a dengue e a febre Chikungunya. Ele provoca uma infecção que se manifesta com sintomas semelhantes aos da dengue, mas sem a variante hemorrágica e fatal. A doença já atingiu cerca de 20 estados brasileiros e se espalhou pela América Latina de forma alarmante. O Zika tem sido associado aos vários casos de microcefalia ocorridos no Brasil.

- Febre chikungunya

É uma doença viral, apresenta sintomas parecidos com os da dengue e o diagnóstico é feito através de exames laboratoriais. Vale observar, que não há uma versão hemorrágica e letal. Entre os sintomas mais comuns estão dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, erupções na pele e febre alta. Os médicos enfatizam que as dores musculares e nas articulações são intensas, prejudicam os movimentos e podem incomodar mesmo depois do fim da febre.  O tratamento exige o uso de medicamentos, hidratação e muito repouso.

Sintomas da Mayaro

Os primeiros sintomas da febre mayaro são: febre sem precedentes e cansaço inespecífico.

Diferente da dengue e da chikungunya, o inchaço nas articulações e a dores tendem a demorar mais a passar, podendo se estender por meses. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo, seguida de dores de cabeça. Os olhos também reagem à luz e podem ficar doendo.

Tratamento

Ainda não existe vacina ou medicamento contra este tipo de vírus. O tratamento ainda é voltado para o alívio dos sintomas e o combate à evolução.

Estado de alerta

Mesmo que o vírus não seja um tipo totalmente novo, ele só havia sido registrado em lugares específicos da região amazônica. Como já ultrapassou essa área, a preocupação agora é constante. Por isso, todas as medidas de combate ao mosquito são importantes. Fique atento e faça sua parte!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.