Acontece

Últimos acontecimentos mundiais comentados e contextualizados.

Qualidade de vida

14/11/2014 · 05:20 · atualizado em 17/11/2014
ONU lista os melhores lugares para viver.

Você gosta do lugar que mora? A resposta desta pergunta é bastante pessoal e para ser respondida deve ser levado em consideração inúmeros fatores, entre eles, a qualidade de vida. Para alguns especialistas,  o conceito de qualidade de vida é subjetivo e pode se transformar drasticamente, uma vez que a perda de emprego, um desastre natural ou uma doença altera todo um cenário que a pessoa avaliava como positivo.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida é a “percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações".
 
Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma pesquisa e listou os 49 melhores lugares para viver. Para selecionar os locais, a ONU usou critérios que avaliaram a saúde, educação e economia. Assim, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi calculado com base na expectativa de vida no nascimento, o tempo de formação escolar e o padrão de vida.

A seguir a lista dos 10 melhores lugares para viver:

1º - Noruegua (IDH: 0,944)
2º - Austrália (IDH: 0,933)
3º - Suíça (IDH: 0,917)
4º - Holanda (IDH: 0,915)
5º - Estados Unidos (IDH: 0,914)
6º - Alemanha (IDH: 0,911)
7º - Nova Zelândia (IDH: 0,910)
8º - Canadá (IDH: 0,902)
9º - Singapura (IDH: 0,901)
10º - Dinamarca (IDH: 0,900)

A ONU pesquisou somente os lugares com IDH classificado como “muito alto” - próximo de 1 -  e enfatizou que uma das finalidades desta investigação é demonstrar que não é apenas o crescimento econômico que simboliza o efetivo desenvolvimento de cidades ou países. Por exemplo, o Produto Interno Bruto (PIB) da Noruega é de 64 mil dólares, ou seja,  inferior ao do Qatar que registra 119 mil dólares. No entanto, os noruegueses permanecem aproximadamente 13 anos na escola, enquanto a população do país árabe fica 9 anos. O Qatar aparece na 31ª posição deste ranking.

Na lista, também estão presentes a Irlanda, Suécia, Islândia, Reino Unido, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Lichtenstein, Israel, França, Áustria, Bélgica, Luxembrugo, Finlândia, Eslovênia, Itália, Espanha, República Tcheca, Grécia, Brunei,  Qatar, Chipre, Estônia, Arábia Saudita, Lituânia, Polônia, Andorra,  Eslováquia, Emirados Árabes, Chile, Portugal, Hungria, Bahrein, Cuba, Kuwait, Croácia, Letônia e Argentina. O Brasil está fora da relação porque o seu IDH é classificado como "alto", entretando, avalia-se que o país estaria na 73º posição.

IDH

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma sigla muito conhecida. Os jornais e as revistas estão sempre divulgando resultados fundamentados nestes números. Mas, você sabe pra que ele serve?

Em linhas gerais, este índice é utilizado para comparar os países, levando em conta o crescimento econômico e a qualidade de vida da população. Numericamente, o IDH vai de 0 (menor) e 1 (maior). Para calcular são apurados a expectativa de vida da população, o tempo de formação escolar e o PIB per capita.

Desenvolvimento...

A pesquisa trazida pela ONU não deve ser considerada apenas uma ilustração para definir lugares bons para viver. Essas informações da entidade podem ajudar as cidades e países no processo de qualificação dos seus sistemas saúde, educação e economia.

Saiba mais

> IDH

> IDH-D

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.