Por que a água não limpa superfícies sujas de óleo e o detergente sim?

Com certeza você já percebeu que água e óleo não se misturam. Um exemplo disso são as manchas de óleo que ocasionalmente aparecem no mar e que flutuam na superfície da água sem se misturar. Assim, é possível compreender o porquê da água não ser capaz de limpar superfícies sujas de óleo, já que não há interação entre essas duas substâncias.
Mas por que esta interação não ocorre?
A solubilidade das substâncias está diretamente relacionada à polaridade. A água é uma substância polar, ou seja, possui polos com cargas positivas e negativas, já o óleo é apolar (sem polos), pois possui distribuição de carga uniforme. Dessa forma, não haverá interação entres os polos dessas duas moléculas.
Para facilitar o seu entendimento, podemos utilizar a seguinte regra: “Semelhante interage com semelhante”, o que significa que substância polar interage com outras substâncias polares e substância apolar interage com outras substâncias apolares.
Como o detergente funciona?
A molécula do detergente possui uma parte polar e outra apolar, por isso é capaz de interagir com a água e com o óleo, se comportando como uma ponte entre essas duas substâncias. A parte apolar do detergente interage com a gordura, que também é apolar, enquanto a extremidade polar interage com a água, produzindo estruturas denominas micelas, que isolam as moléculas de gordura em seu interior, removendo-as.