Por que a cobra não engasga com os alimentos?
As cobras são animais vertebrados da classe dos répteis e pertencem à ordem dos escamados. Apresentam características particulares em relação a seu modo de vida e também quanto à alimentação: são carnívoras, sendo predadoras de aves, mamíferos, anfíbios, outros répteis e ovos (seus ou de outros animais). Estas presas são engolidas inteiras sendo mortas pelo veneno que algumas espécies injetam ou por estragulamento. No estragulamento a cobra envolve sua presa fazendo pressão até que o animal morra asfixiado.
É verdadeiro o fato das cobras alimentarem-se de animais maiores do que elas. Isto ocorre porque possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas assim como numerosas outras articulações do seu crânio permitindo-lhes abrir a boca de forma a engolir toda a sua presa, mesmo que ela tenha um diâmetro maior que a própria cobra.
Após uma boa alimentação as cobras podem sobreviver por muito tempo, um ano ou até mais, sem alimento.
As cobras possuem respiração pulmonar sendo que a maioria das espécies apresentam o pulmão esquerdo atrofiado e o pulmão direito desempenha a função de receber o oxigênio, este apresenta uma extensão até a traqueia para ajudar na respiração principalmente quando estiverem engolindo uma presa grande.
A língua das cobras juntamente com a glote são estruturas muito importante para evitar que ocorra o engasgo, pois as duas se unem para que o ar possa ser encaminhado para a traqueia, indo para os pulmões, que se dilatam bastante durante a ingestão das presas fechando a laringe e evitando, assim, que alguma porção do alimento siga para as traqueias causando o engasgo.
Acesse também os materiais complementares do site e vídeos do Youtube abaixo:
Estudo Interativo: Cadeia alimentar
Estudo Interativo: Relações entre os seres vivos
Podvest: Répteis
Vídeo Youtube