Por que o Afeganistão é o alvo?


Por que os Estados Unidos elegeram o Afeganistão como seu alvo após o ataque do dia 11/09/2001?

Como vimos, o regime dominante, até há pouco tempo, no Afeganistão era controlado pelo Talibã. Esse grupo autorizou a permanência de Osama bin Laden (o terrorista mais procurado no mundo pelos EUA) em território afegane como forma de agradecimento por sua atuação durante a invasão soviética.

Mas quem é Osama bin Laden? O que ele fez para merecer tanta lealdade do Talibã?

Laden atuou como financiador/fornecedor da resistência afegane à invasão soviética. Ele recebia dinheiro do governo dos EUA e com esse dinheiro comprava as armas e mantimentos que eram entregues aos mujaheideens (guerreiros da resistência afegane). Chegou a receber treinamento dado pela CIA. Durante essa atividade fundou a MAK (Maktab al-Khidimat) que comprava armas e recrutava combatentes para a resistência nacional.

Com a expulsão dos russos e a tomada do poder pelos Talibãs, Osama bin Laden buscou refúgio no país, após se desentender com a família real e ser expulso da Arábia Saudita, em 1991. Laden era contrário à presença militar estadunidense em território saudita, principalmente próximo aos locais sagrados do Islã (Meca, por exemplo).

Já no Afeganistão, Laden criou a sua Al Qaeda (A Base, em árabe). Ainda existe muita discussão sobre como opera a organização. Há quem considere que a Al Qaeda não realiza os atentados, apenas os financia indiretamente, enquanto há os que crêem em uma participação direta de "A Base".

Que acusações pesam sobre Osama bin Laden e sua Al Qaeda? O que eles já fizeram?

A organização de Osama bin Laden é acusada de planejar e realizar vários ataques terroristas, sempre tendo com alvo os EUA.

Atentados da Al Qaeda contra os EUA:

  • Carro bomba na garagem do World Trade Center de Nova Iorque, em 1993 - 06 mortos.
  • Invasão de uma base norte-americana na Arábia Saudita, em 1996 - 19 mortos.
  • Destruição do Destroyer USS Cole (DDG 67, da classe Arleigh Burke) no porto de Aden no Iêmen, em 2000 - 17 mortos.
  • Embaixadas no Quênia e na Tanzânia em 1998, 224 mortos (12 norte-americanos).
  • Destruição das duas torres do World Trade Center de Nova Iorque (WTC-NY) e parte do Pentágono, em setembro de 2001 - mais de 6.000 mortos (contagem ainda não concluída).

Você já se deu conta de como foi arquitetado o ataque de 11/09/2001? Como foi bem planejado e executado? E mais ainda o quanto foi barato?

O devastador ataque realizado no dia 11 de setembro visou, claramente, atingir símbolos estadunidenses (WTC, como símbolo do poder econômico, e o Pentágono, como símbolo do poder militar). A facilidade com que foram realizados, sua precisão e continuidade (um após o outro, em seqüência) atingiram, não apenas fisicamente, mas moralmente, a população norte-americana. Durante muitos anos, a população dos EUA acreditou que jamais seria atingida em seu próprio território. Por isso, o dia 11/09/2001 mudou essa visão; os EUA não estão mais seguros.

A reação americana foi bem pensada e montada. Temia-se uma atrapalhada ação vingativa imediata, mas o governo buscou estabelecer uma aliança mundial contra o terrorismo. Após estabelecer a aliança e divulgar os objetivos do ataque ao território afegane, foram iniciados os bombardeios.

Por que bombardear?

Ao bombardear o território afegane, os EUA buscam eliminar os equipamentos disponíveis de seu inimigo dificultando, assim, a logística da resistência à entrada de suas tropas regulares.

O objetivo declarado dos EUA é capturar Osama bin Laden e os seus subordinados diretos na Al Qaeda. Continuamente são feitas declarações de que o alvo são apenas essas pessoas e não o povo afegane ou o Islã.