1826-1870
Acervo do Ministério da Fazenda - Assunção,


Político paraguaio, presidente da República (1862-1870), nasceu em Assunção, filho do presidente anterior, Carlos Antônio López.

Aos 19 anos de idade, foi nomeado general-de-brigada e liderou um contingente expedicionário para a Argentina. Mais tarde, seu pai o nomeou ministro da Guerra (1854) e vice-presidente, chegando à presidência em 1862.

Inicialmente, López deu continuidade à política econômica de seu pai, o que proporcionou certa prosperidade ao país. Entretanto, a obsessão pelo papel que o Paraguai devia desempenhar nos assuntos da América Latina levou o país à chamada Guerra da Tripla Aliança (Guerra do Paraguai - 1865-1870) contra o Brasil, a Argentina e o Uruguai. O país foi devastado durante a contenda, tendo morrido mais da metade da população.

Apesar de seu governo despótico, López ainda contava com o apoio do povo quando morreu na batalha de Cerro Corá (1870). Depois de sua morte, chegou a ser considerado um herói nacional por ter defendido o Paraguai de vizinhos mais poderosos.